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Alimentação

5 alimentos indispensáveis para aumentar o colesterol bom

Muita gente pode pensar que o colesterol representa algo negativo para o organismo e isso não é mentira por completo. Basicamente, ele é um tipo de gordura presente em todas as células do corpo que exerce funções importantes no organismo. O que, talvez, você não saiba é que manter níveis satisfatórios do colesterol bom, também chamado de HDL, é essencial para ter uma boa saúde. E é claro, tudo que está relacionado ao seu bem-estar nos interessa, por isso, nós, das Drogarias Santo Remédio, preparamos esta matéria para explicar o quanto aumentar o colesterol bom é importante e como você pode fazer isso colocando alguns alimentos específicos no seu prato. Pronto para descobrir?

Por que você deve aumentar o colesterol bom imediatamente

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Para manter o seu colesterol controlado, é importante uma alimentação saudável.

Manter os níveis de colesterol bom acima de 60 mg/dL pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares como o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e a hipertensão arterial. Ainda que os níveis de colesterol ruim (LDL) estejam dentro da normalidade, se o seu exame de sangue identificar o colesterol bom em baixa quantidade, é preciso ficar atento aos riscos para a saúde!

O HDL também ajuda a remover o colesterol ruim que se acumula nas artérias. Falando nisso, controlar o mau colesterol é igualmente importante, afinal, quando a situação é considerada alarmante, pode trazer desencadear sérias complicações. Confira 5 doenças graves causadas pelo problema.

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5 alimentos para aumentar o colesterol bom

1. Azeite de oliva

Consumir azeite de oliva extravirgem, ou seja, o tipo que não foi submetido a processos de refinamento, pode ajudar a impedir o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, sem falar que o líquido também controla o colesterol total no organismo. Bastam duas colheres por dia para obter os benefícios.

2. Aveia

Considerado um dos melhores alimentos para a saúde do coração, quando se junta à água, a aveia auxilia o intestino a eliminar o excesso da gordura prejudicial ao corpo. Comer o cereal com frequência pode até otimizar a eliminação do colesterol ruim e do triglicerídeos. Você pode incluir a aveia em qualquer refeição, inclusive no lanche.

3. Alimentos antioxidantes 

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Alimentos ricos em oxidantes ajudam a reduzir o colesterol ruim no sangue.

As propriedades antioxidantes podem reduzir o colesterol ruim e fazer com que o HDL tenha uma vida útil mais longa. Não bastasse este benefício, eles também tem fibras que limpam o organismo e ajudam a eliminar a gordura através das fezes. Você pode estar pensando mas quais são os alimentos antioxidantes?Bem, nós separamos algumas frutas e vegetais com alto teor antioxidante que podem ajudar na composição da sua dieta:

  • Tomate;
  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Laranja;
  • Melão;
  • Mamão papaia;
  • Abacaxi;

4. Peixes

ômega 3 é um nutriente que regula de forma natural os níveis de colesterol. Peixes como a sardinha, o atum e o salmão têm uma grande quantidade desta gordura, que pode ser muito benéfica para a sua saúde, como um todo.

5. Abacate

Muita gente acredita que o abacate engorda, mas ao contrário do que se pensa, o fruto é um grande aliado do bom funcionado do sistema cardiovascular. Rico em gorduras insaturadas (as famosas gorduras boas), o abacate tem efeito anti-inflamatório e vasodilatador que potencializa a melhora da circulação sanguínea. Ele pode ser consumido de diversas maneiras: sozinho, em saladas, vitaminas, etc.

O que você NÃO deve comer

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Alimentos processados são um perigo para a sua saúde. 

Como você viu, os alimentos exercem um papel super importante no aumento do colesterol bom. Na verdade, tudo o que você coloca no prato pode influenciar de forma positiva ou negativa na sua saúde, logo, existem alimentos que você deve fugir para ter bons níveis de colesterol. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, frituras, bacon, enchidos (como as linguiças), refrigerantes, chocolates e alimentos industrializados pode ser um bom começo.

Hábitos saudáveis podem ajudar

Obviamente, mudar os seus hábitos alimentares é o início de uma grande mudança rumo a bons níveis de HDL, mas o que você acha de intensificar ainda mais os resultados para o seu organismo? Praticar exercícios físicos com regularidade, consultar um cardiologista periodicamente e fazer os exames solicitados pelo médico são iniciativas que só dependem de você e que podem trazer muitos ganhos na busca pelo seu bem-estar e pela sua longevidade!

Que bom que você chegou até aqui! Certamente, você tem interesse nos assuntos relacionados à sua qualidade de vida, então pode baixar GRATUITAMENTE nosso infográfico Colesterol: confira as dicas fundamentais para mantê-lo sob controle.

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