5 dicas incríveis para alcançar o peso ideal do jeito certo

5 dicas incríveis para alcançar o peso ideal do jeito certo

Uma das grandes buscas da sociedade moderna é de se manter com um peso ideal e permanecer com saúde. Isso se torna uma dificuldade quando optamos por alimentos industrializados e refeições rápidas. Afinal, precisamos ser ágeis para dar conta da correria do dia a dia, certo? Todavia, com disciplina e reeducação alimentar é possível manter o peso e ter uma saúde de ferro!

Por isso, a Santo Remédio reuniu 5 dicas incríveis para que você possa alcançar seu peso ideal com tranquilidade. Acompanhe.

Como identificar meu peso ideal?

O chamado peso ideal muitas vezes está relacionado a um padrão social de magreza. Entretanto, não é assim. Ter um peso ideal é se manter saudável e respeitar os limites do corpo. É por isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) atribui o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) como parâmetro para um peso saudável.

Para calcular o IMC é preciso seguir a seguinte fórmula. IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros). Por exemplo, se uma mulher de 1,60 m pesa 63 kg, o IMC é de = 63 /(1,6×1,6) = 24,6 kg/m². Se o resultado estiver entre 18,5 e 25 o peso é considerado adequado. Resultado menos que 18, 5 indica baixo peso; maior que 25 e menor que 30 é sobrepeso; enquanto acima de 30, já é considerada obesidade.

Mas, lembre-se! Um IMC adequado ainda não quer dizer saudável. Muitas pessoas podem estar no peso ideal, enquanto há um desequilíbrio entre a massa magra e gordura em excesso no corpo. Essa é uma das grandes causas de problemas cardiovasculares ou outras doenças no organismo. Sem perceber, podemos estar com uma saúde enfraquecida enquanto frisamos somente em estabelecer uma medida.

O mais indicado é procurar um profissional de saúde para fazer os exames necessários e seguir indicações médicas para se manter, perder ou ganhar peso. Tudo depende dos seus hábitos e estado de saúde.

Para começar a adotar práticas saudáveis e conseguir um peso adequado, veja essas dicas que separamos para você.

1. Reeduque sua alimentação

O primeiro passo para se manter em um peso saudável é mudar seus hábitos alimentares. A reeducação alimentar não é uma dieta restrita que você mantém por um tempo. Mas é a prática de educar seu paladar com alimentos saudáveis e manter essa alimentação contínua. Para isso, é importante tomar pequenos passos de cada vez para que a mudança não seja brusca e você desista.

Para começar, você pode incluir mais vegetais na sua alimentação e substituir lanches e sobremesas por frutas ou um iogurte natural. Nas refeições, prefira fazer seus molhos e evite os industrializados. Evite também refrigerantes e sucos de caixa, além de frituras e açúcar.


Não deixe de conferir também:

Por que a obesidade aumenta os riscos de doenças cardíacas?

Quais alimentos são os mais indicados para aumentar a imunidade?


2. Hidrate-se

Um hábito muito importante que esquecemos no dia a dia é o de tomar água. Ou melhor, MUITA ÁGUA! Especialista afirmam que o ideal é tomar de 2 a 3 litros de água por dia. Entretanto, se você mora em lugares mais quentes, o ideal é aumentar esse número para 3 a 4 litros.

Pode parecer difícil se lembrar de beber água, então veja o que pode te ajudar.

  • Ajuste o alarme ou baixe aplicativos com lembretes para tomar 200 ml (um copo) de água a cada 30 ou 40 minutos, durante o dia;
  • Deixe uma garrafinha do seu lado o tempo todo para se lembrar de beber;
  • Utilize frutas e ervas, como hortelã, dentro da água para saborizá-las;
  • Tome sucos naturais e água de coco. Também contam como líquido para a hidratação do organismo.

E como evitar aquela vontade de ir ao banheiro toda hora? Querendo ou não, isso vai acontecer até seu corpo se acostumar com a quantidade de água que você está ingerindo. Com o passar do tempo a vontade irá diminuindo…

3. Faça atividades físicas

É uma dica clichê, mas essencial para manter o peso. Isso porque o corpo só se mantém em pleno funcionamento quando você implementa atividades físicas no seu cotidiano. Você pode começar com pequenas atividades de rotina, como passear com o cachorro ou ir caminhando ao trabalho.

Depois, é importante levar o compromisso a sério! Escolha uma atividade que se torne hábito, como corrida ou musculação, e saia totalmente do sedentarismo. A prática de exercícios só trazem benefícios para o corpo. Você perde peso e melhora sua saúde e bem-estar.

4. Não fique com fome

Ficar sem comer por um longo tempo faz seu corpo armazenar mais calorias pela incerteza de receber alimento. O ideal é se alimentar a cada 3 horas, não exageradamente. Assim, na hora das refeições principais não há necessidade de fazer excessos pela fome.

Para os intervalos, alimente-se com frutas, castanhas, iogurte natural ou pão integral. Coloque lembretes no celular para comer e não esqueça de tomar água. Lembre-se ainda de nunca exagerar nas doses e se saciar apenas nas refeições principais.

5. Mantenha um hábito

Não esqueça: adotar hábitos saudáveis é uma educação para a vida. Não uma dieta temporária para perder peso. Por isso, tente se manter constante na prática saudável, você só tem a ganhar! Além de combater o excesso de peso, você irá aumentar sua auto-estima, melhorar o desempenho, ter disposição e fortalecer o sistema imunológico, evitando doenças respiratórias, cardiovasculares e psicológicas.

Agora que você já sabe o que fazer para se manter no peso, que tal ver outras práticas para te ajudar nessa nova vida saudável? Leia também nossa matéria 5 passos para reduzir o consumo de açúcar na sua alimentação.