5 maneiras para disciplinar os seus filhos

Educar os filhos requer bastante clareza na hora de ensinar. É uma tarefa simples? Claro que não! Mas isso não é motivo para desistir de disciplinar sua criança. Pelo contrário, os pais sabem muito bem que a educação começa em casa, mas o que fazer quando os filhos tem uma natureza rebelde?

A indisciplina na vida do seu filho

Pais liberais, excesso de informação dos meios de comunicação, novas teorias, ambientes socioeconômicos diversos e outros fatores, fazem a palavra “disciplina” ser vista como sinônimo de autoritarismo. Os pais que costumam deixar seus filhos livres em atitudes, podem desempenhar um papel prejudicial à formação educativa da criança. Baseado nestes fatos, deve-se escolher sempre o bom senso para lidar com diversas situações.

Assuntos relacionados:
– 5 erros bastante comuns na hora de alimentar as crianças

Menino lavando louça.
Crianças precisam ser disciplinas e ensinadas desde a infância.

Os psicoterapeutas infantis costumam indicar que atrás de uma criança que é indisciplinada, existem problemas de formação que não foram bem sucedidos. Desta forma, na medida em que os filhos crescem, vão aprendendo a lidar ou não com determinadas situações dentro e fora de casa. Tais acontecimentos tendem a ficar mais intensos, caso novos limites comecem a surgir. Temperamentos fortes e exigentes são um grande pesadelo para os pais, que às vezes não sabem lidar ou não estão preparados para isso. Confira 5 maneiras básicas para estabelecer a ordem em seu lar. 

1. Não se sinta com medo

Não há o que temer na frente de uma criança! Filhos que aprenderam a arte de manipular os pais devem saber que no fundo, eles ainda têm a última palavra. A tendência natural após um “não!” é previsível: o choro, artimanhas, jogar objetos contra os pais. Por mais que você não saiba lidar com esses pequenos surtos, é preciso se posicionar e ser firme em suas decisões.

Garotinha com cara brava.
Birra muitas vezes podem tirar a paciência dos pais.

2. Quem educa são os pais

Hoje em dia, pais e mães trabalham muito e possuem inúmeras rotinas diferentes, e os filhos devem se encaixar nestas situações. Então costuma-se jogar a questão da educação das crianças para outros “responsáveis” como a escola, a família mais próxima, babás, ou até mesmo para a TV e internet.

No entanto, para garantir o sucesso na disciplina dos filhos, os pais devem ter em mente que se não encontrarem uma organização coerente na sua relação com as crianças, a formação disciplinar dele estará em risco constante. Essa terceirização da responsabilidade é uma ameaça que poderá prejudicá-lo até a fase adulta.

3. Instigue sua criança a ver o mundo de outra forma

O mundo dos games e da internet pode ser bastante interessante aos olhos de uma criança, mas tente criar ou fazê-la enxergar que existe um mundo real ao seu redor. Isso fará com que os seus filhos tenham a chance de experimentar sensações, percepções, aprendizagem e relações concretas com o meio.

Filhos que passam o dia inteiro ou grande parte dele na frente de uma tela, podem desenvolver uma visão de mundo real um pouco mais distante. Então preste atenção e determine horários para o uso de aparelhos eletrônicos.

4. Conversa e companhia

Pai segurando filha no colo.
Carinho e atenção é essencial para uma boa convivência.

Todas as crianças sentem afeto e ao mesmo tempo precisam dele. Se este planejamento for feito com constância, dificilmente haverá conflitos emocionais e psicológicos envolvidos. Crianças também ficam estressadas, não é privilégio dos adultos! Para melhorar essa situação você pode:
– Estar presente e dar atenção;
– Conversar bastante;
– Ser afetivo;
– Não sobrecarregá-lo de regras e “nãos”.

Leia também:
– Afinal, o que é qualidade de vida? 
 5 destinos de férias para família no Brasil 

5. Crianças ativas com pequenos trabalhos

Forneça as ferramentas necessárias para que a hiperatividade de sua criança flua, e a motive a viver numa relação harmoniosa. Crie pequenas responsabilidades e autonomias, faça-a entender que para conquistar alguma coisa é preciso trabalhar, sem precisar manipular sentimentos e pessoas.

A educação dos filhos como objetivo 

Criança com as mãos no ouvido.
Fique atento a cada fase de desenvolvimento de seu filho.

Ensine valores, dê exemplos de ética e seja um modelo para o seu filho. A disciplina funcionará se eles compreenderem que as regras existem por uma razão, e não “é porque é”. Aprender a ter conhecimento sobre como funcionam as coisas, dará mais valor a elas. 

Gostou deste artigo de como disciplinar seus filhos? Continue sua leitura descobrindo algumas Dicas para conciliar carreira e vida materna“. 

Deixe uma resposta