5 orientações para tomar o medicamento corretamente

O objetivo de cura ou melhora que os medicamentos prometem pode não ser alcançado se você não prestar atenção na hora de tomá-los e fazer isso de forma errada. Vários fatores podem causar a não eficácia da droga e a falta de conhecimento no assunto possibilita que você, inclusive, prejudique a sua saúde. Enquanto não chega a hora de você tomar o seu medicamento, você vai ver 5 dicas importantes para fazer isso corretamente. Também vamos mostrar onde e a quem você deve recorrer na hora de tirar dúvidas sobre o assunto.

1. Tome o medicamento com água

A água facilita a dissolução e a passagem da substância, o que pode fazer com que o seu efeito seja mais rápido e evitar situações como engasgamento ou algum tipo de irritação. Tomar medicamento com qualquer outro líquido (como suco ou leite) não é recomendado porque dependendo dos ingredientes contidos nele, a absorção pode ser dificultada.

2. Seja pontual

Cumpra os horários determinados para ingerir as substâncias. A orientação sobre a duração do intervalo entre um e outro, pode depender da absorção e da metabolização do princípio ativo de cada medicamento. Portanto, tenha responsabilidade com a sua saúde e organize os horários. A gente sabe que não é fácil lembrar sempre.

Uma dica é usar o despertador do seu celular, dessa forma, é possível ser alertado em relação ao horário e ao nome do medicamento que você deve tomar, basta editar a etiqueta do alarme e renomeá-la. Confira quais são os 5 erros mais comuns na hora de tomar um medicamento.

Leia também:
Saúde do idoso: 5 cuidados essenciais ao tomar medicamentos
Foco na dieta! Dicas de lanches saudáveis

3. Siga à risca as orientações médicas

Essa dica é fundamental para o sucesso do seu tratamento. Mas você pode ter algumas dúvidas mesmo após sair do consultório e nós entendemos completamente, por isso, criamos o FarmaClinic em unidades estratégicas das Drogarias Santo Remédio. Neste espaço, você encontrará um farmacêutico à disposição para lhe atender gratuitamente, tirando dúvidas sobre medicamentos e o uso correto deles. Saiba como um farmacêutico pode melhorar a sua saúde.

O profissional pode ajudar você a acompanhar e cumprir as orientações médicas. O FarmaClinic também oferece o serviço de aferição da pressão arterial. Tudo de graça e disponível para a população! Que tal experimentar?

4. Cuidado com a conservação

A umidade, a exposição excessiva ao calor e outros fatores podem fazer com que as substâncias não ajam de maneira adequada no seu organismo. Isso pode representar um perigo para a sua saúde e de outras pessoas, principalmente quando você divide uma caixinha de primeiros socorros com a família.

Ao guardar os medicamentos em casa, fique atento à data de validade deles e prefira mantê-los dentro da embalagem em que eles vieram. É importante que você saiba como armazenar e transportar o medicamento da melhor forma.

5. Diga não à automedicação

Medicamento não é brincadeira, portanto, a automedicação é um erro grave que você não deve cometer em nenhuma circunstância. Apenas um médico pode prescrever a medicação correta e, com a ajuda de um farmacêutico você pode saber mais sobre a posologia, os princípios ativos e os efeitos colaterais das substâncias. Nada de aceitar indicação de vizinhos ou familiares que não sejam médicos. Sua saúde vem em primeiro lugar sempre!

Gostou do conteúdo? Então que tal conferir essas 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro.