Para ficar alerta: veja 5 sinais de alergia a medicamentos

sinais-alergia-medicamentos

Na hora de tomar qualquer medicação é preciso ficar atento às substâncias contidas nela. Não é à toa que ler a bula deve ser uma prática obrigatória. Os sintomas da alergia medicamentosa podem aparecer mesmo que a pessoa já tenha ingerido o componente antes e não tenha tido reação.

A hipersensibilidade aos medicamentos pode, inclusive, colocar a vida da pessoa em risco. Assustador, não é mesmo? Agora, nós, das Drogarias Santo Remédio, vamos mostrar para você os 5 sinais mais comuns de alergia a medicamentos. Confira!

Como saber se sou alérgico a algum medicamento?

Seja a administração de medicamentos oral, seja injetável, nós sabemos o quanto eles são importantes para o tratamento de incontáveis doenças. Muita gente não sabe que é hipersensível (alérgico) a determinada substância de uma medicação e acaba sendo surpreendido num momento que mais precisa de cuidados.

Para evitar que isso aconteça com você, o ideal é visitar um médico clínico geral ou alergista. Os especialistas poderão solicitar os exames necessários para identificar substâncias que podem trazer reação ao seu organismo.

5 sinais alarmantes de alergia a medicamentos

  1. Mal-estar

O corpo responde quase que imediatamente aos efeitos de um  medicamento quando o indivíduo é alérgico. Enjoos, palpitações, formigamentos e pulsação nos ouvidos são sinais que podem evidenciar uma reação negativa ao medicamento.

  1. Coceira e vermelhidão na pele

A aparência da pele pode ser considerada um dos sinais mais aparentes que facilita a identificação de uma reação alérgica. Podem acontecer coceiras e irritação em várias partes do corpo. Logo, quando estiver incerto sobre a sua resposta a determinado medicamento, fique atento a este fator.

  1. Inchaço em várias partes do corpo

O inchaço pode aparecer na boca, olhos, língua ou em outros membros do corpo. Este sintoma é bastante grave, pois resulta na dificuldade da passagem do ar. Nesses casos, é importante acionar imediatamente uma ambulância ou levar a pessoa para um pronto socorro. Quando se trata deste sintoma, o tempo é um verdadeiro inimigo.

Você também pode gostar de ler:
– Veja os 5 piores riscos de tomar medicamentos sem orientação
– 7 mitos e verdades sobre os medicamentos genéricos
– Saúde do idoso: 5 cuidados essenciais ao tomar medicamentos

Você também pode gostar de ler:
Veja os 5 piores riscos de tomar medicamentos sem orientação
7 mitos e verdades sobre os medicamentos genéricos
Saúde do idoso: 5 cuidados essenciais ao tomar medicamentos

  1. Tosse

A coceira na garganta é um dos primeiros sinais que a alergia a medicamentos pode apresentar. Como você viu, ela pode ser bastante incômoda em várias outras partes do corpo. No entanto, quando atinge a garganta causa tosse que, se persistir, pode deixar o paciente sem ar.

  1. Dificuldade para respirar

Uma combinação de fatores colaboram para a falta de ar de uma pessoa que apresenta alergia a medicamentos. Alguns deles nós citamos aqui, como o inchaço e a tosse. A sensação pode ser sufocante e desesperadora e causar consequências como desmaios.

Agora que você já sabe os principais sintomas da alergia a medicamentos, precisa entender como fazer o uso deles do jeito certo para evitar dores de cabeça. Confira 5 orientações necessárias para tomar o medicamento corretamente.

Deixe uma resposta