5 tratamentos caseiros para a pele que podem ter o efeito contrário

5 tratamentos caseiros para a pele que podem ter o efeito contrário

Recorrer aos tratamentos caseiros para a pele é bastante comum, principalmente para aqueles que não possuem recursos suficientes ou não dispõe de tempo para recorrer aos procedimentos profissionais. O que muita gente não sabe é que aquela receitinha antiga da vovó ou aqueles tutoriais frequentemente compartilhados no YouTube nem sempre são a solução.

Ao contrário do que se pensa, eles podem ter efeitos totalmente contrários aos prometidos, e isso coloca em risco a saúde e segurança de quem o utiliza. Nesta matéria, nós, das Drogarias Santo Remédio, vamos mostrar 5 tratamentos caseiros que representam um perigo para você. Confira!

O perigo dos tratamentos caseiros para a pele

1. Suco de limão para clarear manchas na pele

Quem possui manchas escuras pelo corpo já deve ter pensado em maneiras fáceis de eliminá-las. Muitos por aí recomendam o suco de limão, mas, ao contrário do que se imagina, ele é bastante ácido e pode causar queimaduras e produzir novas manchas.

Isso acontece porque ele contém uma substância que, em contato com a luz do sol, estimula a produção de melanina. Mesmo que você utilize à noite e lave abundantemente, no dia seguinte sua pele ainda poderá ter reações.

2. Pasta de dente para secar as espinhas

Quem nunca passou por esse transtorno que atire a primeira pedra. Esse problema é muito recorrente no período da adolescência e tentar eliminá-las pode se tornar uma verdadeira guerra. É aí que sempre surgem aquelas dicas básicas dos seus tios, como o uso de creme dental para secar os cravos e espinhas.

Embora o produto tenha em sua composição substância secativas como o bicarbonato de sódio e o mentol, esses agentes também podem contribuir para processos inflamatórios. Sem falar que são fáceis de entupir os poros, o que pode agravar ainda mais o problema.


Não deixe de conferir também:

Saúde da pele: como se proteger nos dias mais frios do ano?

5 benefícios maravilhosos da água micelar para a pele


3. Óleo de coco para hidratar a pele

Tido como um dos ingredientes mais famosos no universo da beleza, o óleo de colo tem seus efeitos questionados. E não é difícil encontrar dicas afirmando que o produto pode ser utilizado para hidratar a pele.

Ele, na verdade é comedogênico, ou seja, podem entupir os poros e formar comedões, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas. O resultado do seu uso já se pode imaginar, não é? Mais dor de cabeça e menos autoestima.

4. Antitranspirante para reduzir a oleosidade

Que esse mundo está cheio de gente testando e recomendando o uso de produtos inusitados não é nenhuma novidade. O problema é que muitas pessoas são presas fáceis e preferem colocar a sua segurança em risco.

O antitranspirante, por incrível que pareça, tem sido usado como um redutor de oleosidade da pele. O problema é que ele apenas serve para impedir a produção de suor, mas não tem nenhum efeito na produção de óleo.

Por isso, atenção! Nada de sair aplicando antitranspirante no rosto, pois ele pode facilmente causar vermelhidão, entupir os poros e irritar a pele, em função da presença de sais de alumínio. Cuidado!

5. Refrigerantes e óleos para acelerar o bronzeado

A mulherada adora ir à praia e se bronzear, concorda? As marquinhas causadas pelo sol são quase um quesito de beleza. E tem muita gente que se aproveita disso para inventar soluções caseiras para um bronzeado bem feito. Acredite, nem mesmo os refrigerantes escaparam dos ingredientes mirabolantes.

O que pouca gente sabe é que a bebida contém ácido cítrico, o mesmo encontrado no limão, que favorece o surgimento de queimaduras e manchas permanentes na pele. Por isso, nem pensar em usá-lo misturado com outros produtos inusitados. A sua saúde e beleza agradecem!

Antes de adquirir os produtos para a sua pele, não deixe de falar com quem entende do assunto. A Santo Remédio conta com o Espaço Dermocosméticos. Lá, você pode tirar suas dúvidas com profissionais qualificados para melhor atender você.
Este artigo foi útil para você? Bom, agora que você já sabe os tratamentos caseiros para a pele podem esconder perigosos efeitos, nada de experimentá-los, hein. Nós, da Santo Remédio, inclusive recomendamos o uso de produtos adequados para cada situação. Não deixe de se cuidar, fique por dentro dos destaques do nosso blog: 5 produtos para a pele que você precisa usar antes de dormir.