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Saúde

7 orientações importantes para deixar de fumar

É uma mistura de sentimentos quando decidimos abandonar algum vício que está inserido em nossa vida, inicialmente achamos que é impossível e difícil largá-lo, mas com força de vontade, foco e orientações certas, você consegue alcançar uma boa qualidade de vida. Nesta matéria, você vai poder se informar sobre dicas importantes para deixar o cigarro e cuidar mais da sua saúde.

Fumar é um vício mortal

Vamos começar com uma boa notícia! Ao decorrer dos anos, os números de mortes causadas pelo tabagismo vem caindo bastante, mas ainda assim as consequências do vício continuam sendo bastante preocupantes. Abandonar a dependência pela nicotina é possível, desde que haja determinação de sua parte.

Pessoa amassando cigarros com a mão.

Elimine esse problema de sua vida.

É muito difícil parar de fumar imediatamente, existem casos em que a pessoa sofre bastante até ficar limpa de todas as substâncias impuras, mas isso não quer dizer que você tenha que ser escravo desse mal para sempre. Você conhece ou ouviu falar de todos os malefícios causados pelo o uso do cigarro, então a escolha de deixar essa vida é totalmente sua.

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Evite situações que incitem ao fumo

Não é apenas a dependência química que dificulta o abandono do cigarro, fatores psicológicos e comportamentais também atrapalham nessa tarefa. Por isso, para quem é tabagista, é importante evitar algumas atividades do cotidiano que sejam associadas ao hábito de fumar, por exemplo, usar um cigarro após o almoço ou enquanto estiver bebendo algo alcoólico. Existem outras situações particulares de cada indivíduo, logo é necessário evitá-las a todo o custo.

Crie estratégias para escapar da fissura

Para quem decidiu deixar o cigarro, infelizmente vai passar pelos momentos de fissura. Se você não conhece, esse é aquele instante em que você sente uma vontade intensa de fumar, que dura poucos minutos. O tabagista que está no início dessa desintoxicação provavelmente vai passar por esse problema.

Mulher de cabeça baixa pensando.

Você precisa ser forte em cada fase.

Mas não fique nervoso, você pode fazer algumas atividades que te ajudem a combater a vontade de ascender um cigarro naquele momento. Mascar alimentos fortes como cravo, canela e gengibre, sair para caminhar ou até mesmo beber água, podem facilitar a sua passagem por esse instante. Cada pessoa reage a um tipo de estratégia específica, então cabe a você descobrir qual vai melhor beneficiá-lo.

Sempre mantenha o foco 

Largar o vício pelo cigarro requer um esforço muito grande, principalmente de quem é dependente há anos dessa substância. Por isso, se você decidir parar de fumar, essa deve ser a prioridade do seu momento. Muitas pessoas optam em fazer uma mudança radical em seus hábitos, pensando que aquilo está totalmente certo, mas acabam se enganando com isso.

Mulher segurando cigarro quebrado nas mãos.

Escolha no que realmente focar.

Praticar exercícios ou manter uma alimentação saudável podem ajudar bastante na melhoria de sua saúde, mas se você resolve fazer tudo isso de uma vez, pode acabar atrapalhando os processos. Ou seja, se você decidiu abandonar o cigarro, coloque suas forças apenas nessa tarefa.

Frequente grupos de apoio

Muitas pessoas não gostam de dividir suas experiências, mas isso é muito importante para saber que você não é o único com problemas de vício. Participar desse encontro te ajuda a preparar o psicológico para os desafios de sua jornada. Se você não aprender a ter autodeterminação, provavelmente vai ser mas difícil seguir em frente.

Evite o cheiro

Mulher com a mão no nariz.

Mantenha-se longe da fumaça de cigarro.

Não é porque você deixou de fumar que está pronto para ficar em uma roda de amigos que gostam de usar cigarro. O cheiro é capaz de fazer você reviver lembranças e despertar uma grande vontade de usar a substância novamente. Então fique longe de pessoas fumantes, lave todas as roupas e lençóis que tenham esse cheiro. Você vai se sentir muito melhor respirando o ar puro.

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Elimine objetos que lembrem o cigarro 

Para ajudar ainda mais nesse processo, faça uma faxina no trabalho e em casa, livre-se de cinzeiros, isqueiros ou pacotes antigos de cigarro. Isso é bom pra você evitar olhar para aquele tipo de objeto, e lembrar do gosto dessa substância, despertando assim a vontade de usá-la novamente.

Envolva a sua família e amigos 

Mãos juntas se tocando.

O apoio da família pode fazer toda a diferença.

O apoio da nossa família e amigos é essencial em qualquer decisão em que tomamos, isso inclui parar de fumar. A motivação que eles nos passam é muito importante para evitar qualquer tipo de recaída. Além disso, pequenas atitudes deles como por exemplo, um familiar parar de fumar em casa ou um amigo não te oferecer mais nenhum cigarro, é uma ajuda e tanto durante o processo de largar esse vício.

Vamos começar uma nova vida? 

Tudo começa com a aceitação e atitude! Você precisar aceitar que o vício pode acabar com a sua vida, e tem que ter atitude para mudar essa situação. Mesmo que seja difícil no início, pense nos anos de vida que você ainda quer ter.

Nosso conteúdo conseguiu ajudar você? Continue a sua leitura descobrindo quando é a hora de parar de usar o cigarro. 

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