Santa Entrega: 3212.8000
Saúde

8 orientações valiosas para lidar com as crises de asma

A asma é uma doença que afeta pessoas de todas as idades. Ela é um mal crônico que surge por conta da inflamação das vias respiratórias, o que causa dificuldades na respiração. Quem sofre do problema sabe como é desesperador passar por uma crise de asma e não saber como agir ou não ter alguém por perto para ajudar. Nesta matéria, você fica por dentro de algumas dicas para lidar com esses momentos.

O que causa a asma? 

Muitas vezes os causadores da asma podem estar ligados a fatores genéticos e ambientais que interagem e findam ocasionando a doença. Confira alguns deles:

– Casos de asma na família;
– Ter doença alérgica;
– Substância que causa alergia;
– Medicamentos;
– Nascimento prematuro ou mãe fumante durante a gestação. 

O que fazer nos piores momentos de crise de asma?

1. Acalme-se

Problemas respiratórios.

Manter a calma é bastante importante nos momentos de crise.

Caso você esteja passando por essa situação, sente em uma posição confortável e tente se acalmar. Muitas vezes a crise fica mais séria, pois a pessoa se desespera e não consegue controlar a situação. Então nesse momento, por mais difícil que seja, tente ficar calmo!

2. Incline-se para frente

Você pode colocar os cotovelos repousados nas costas de uma cadeira, isso ajuda com que o ar circule com maior facilidade pelos pulmões. Então lembre-se dessa posição, caso precise utilizá-la.

3. Verifique seus remédios

As pessoas que sofrem de asma devem manter os remédios prescritos pelo médico sempre em um lugar próximo e acessível. Se eles estiverem guardados num lugar ruim, é provável que você não consiga alcançá-los. Por isso, deixe a bombinha ou outros tipos de medicamentos sempre por perto.

4. Faça uma massagem cardíaca

Massagem cardíaca.

Faça massagens na região do coração.

Massagear a área do coração ajuda a mantê-lo funcionando até a ajuda chegar. Então se o caso estiver sério, você pode começar uma massagem para que melhore a situação, mas se não conseguir fazer isso, chame por alguém rapidamente!

Leia também:
– Cuidados com a exposição ao sol
– Dê adeus ao sedentarismo

5. Fique parado 

Mesmo estando em uma posição confortável, você precisa ficar parado para que o corpo não gaste rapidamente o pouco oxigênio que está entrando pelos pulmões. Por isso, quando estiver passando por uma crise, não se esqueça de se acalmar e ficar parado.

6. Chame uma ambulância

Se você não conseguir se acalmar ou não tiver nenhum remédio para asma, chame uma ambulância imediatamente! Se estiver com alguém nesse momento, peça ajuda dessa pessoa e vá o mais rápido possível para o hospital.

Como evitar uma crise?

Medicamentos para asma.

Fique de olho nos fatores que podem desencadear uma crise.

Para evitar a crise de asma é importante identificar os fatores que podem iniciá-la e evitá-la em seu dia a dia. Alguns dos mais comuns são: poluição, alergia, ar frio, poeira, entre outros. Então tente ao máximo não entrar em contato com esses itens prejudiciais ao seu problema. Além disso, manter um tratamento indicado pelo profissional médico pode fazer com que a asma suma por bastante tempo. Uma dica excelente é manter a bombinha extra por perto, no caso, você pode deixá-la na bolsa, no trabalho ou em lugares que você frequenta constantemente. Mesmo que às vezes ela não seja necessária, o importante é tê-la por perto.

7. Controle o seu problema 

Além de aprender orientações para lidar com as crises, você pode conhecer métodos para serem inseridos em sua rotina que podem lhe ajudar a estabilizar e a conviver com o seu problema. Muitas pessoas não sabem, mas a alimentação e os exercícios físicos fazem grande diferença em sua rotina.

Assuntos relacionados:
– As 5 principais doenças causadas pelo cigarro
– 10 dicas para viver melhor

Por exemplo, pratique caminhadas, mesmo que você ache que isso pode agravar o problema, fazendo a atividade de modo correto, você ganha mais resistência aos fatores que irritam o seu sistema respiratório. Outro ponto que você pode melhorar em sua vida é a alimentação! Aposte no consumo de peixes, verduras e legumes, pois eles possuem grande quantidade de oxidantes, além de ômega 3.

8. Melhore seu estilo de vida

Controle seu problema respiratório.

As suas práticas cotidianas podem dizer muito sobre a sua saúde.

Quem convive com a asma pode até pensar que levar uma vida como qualquer pessoa é impossível, porém isso é um grande erro! Mesmo que haja alguma limitação, é possível conseguir fazer tudo o que você quiser. Basta sempre manter os cuidados certos e o acompanhamento médico necessário, por isso não hesite em procurar alguém que o ajude. O importante é saber lidar com sua doença e aproveitar a sua vida da maneira mais saudável possível.

Gostou do nosso conteúdo? Continue sua leitura aprendendo sobre as diferenças entre Fadiga Crônica e Fibromialgia.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação