Santa Entrega: 3212.8000

As 5 principais doenças causadas pelo cigarro

Infelizmente ao decorrer de nossas vidas acabamos atraindo vários problemas graves para a nossa saúde causados pelo vício. Dentre diversas dependências, o cigarro é uma das mais populares em meio a sociedade. E a partir do uso constante dessa droga, estamos abrindo a porta da nossa saúde para que várias doenças graves possam prejudicar o bem-estar.

Nesta matéria você vai conhecer as principais doenças causadas pelo cigarro e seus sintomas. Antes de começar o nosso texto, queremos deixar um alerta sobre o uso dessa substância e os problemas cruciais que ela pode trazer à sua vida.

– 10 dicas para viver melhor

– Os riscos da automedicação

Cigarro: o mal de várias gerações

Pessoa fumando cigarro

O vício em cigarro prejudica a saúde

Não é de hoje que convivemos com pessoas fumantes, mesmo não sendo da nossa família, sempre avistamos ou conhecemos alguém que é viciado em nicotina. Lamentavelmente, quando vamos alertar ou avisar sobre os principais males desse vício, as pessoas acabam ignorando ou citando a famosa frase: “a vida é minha”. Tenho certeza que você conhece fumantes de todas as idades, notamos que ninguém está livre de sofrer de algum mal causado por essa substância, seja ele fumante ativo ou passivo.

Os principais males causados pelo cigarro

1. Câncer de Pulmão

Esse é um dos cânceres mais comuns no Brasil, ele surge devido ao contato das substâncias do cigarro com os finos tecidos dos pulmões. O câncer de pulmão trás vários sintomas, como: falta de ar, tosse excessiva ou com sangue, e emagrecimento. Vale lembrar que essa doença é silenciosa, e só causa indícios quando o problema já está em um estágio avançado. Por isso, é importante se prevenir desse problema, e caso você seja fumante, chegou a hora de parar com esse vício, antes que ele afete a sua vida!

2. Úlceras Gástricas
Doenças causados pelo cigarro

Doenças no estômago podem surgir por causa do cigarro

O uso do cigarro aumenta 4 vezes mais a chance de desenvolver úlcera gástrica ou outras doenças da área gastrointestinal, como: gastrite, refluxo, e doença inflamatória intestinal. Por isso, é muito comum que pessoas fumantes passem a sentir dores no estômago, queimação, má digestão e alterações no ritmo intestinal.

3. Infarto e AVC

Para quem é fumante, o uso constante do cigarro acaba causando inflamações na parede dos vasos sanguíneos, aumentando as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como: infarto, AVC, trombose e aneurismas. Logo, a pessoa que fuma tende a apresentar sintomas de pressão alta, dores no peito, e afins. É muito importante, se você sentir algum desses sinais, procurar um médico rapidamente, pois nesses casos qualquer minuto perdido pode ser fatal.

4. Problemas na gravidez
Mulher grávida com problemas

Fumar na gravidez é um risco grave para o bebê

Grávidas que usem ou inalem a nicotina em excesso, não sabem do grande problema que estão trazendo para as vidas dos seus filhos. As toxinas do cigarro podem provocar o aborto espontâneo, retardamento de crescimento do feto, nascimento prematuro ou até mesmo a morte do bebê. Então é viável largar esse vício rapidamente, e se afastar de pessoas que consumem essa substância. Para as grávidas que estão passando por essa situação, fiquem atentas às cólicas intensas, sangramentos ou alterações no crescimento do útero.

Assuntos relacionados:
– Cigarro: está na hora de parar

5. Impotência Sexual

Quando o homem passa a ter o cigarro como vício, surgem vários problemas como a impotência. Isso ocorre, pois a nicotina altera a liberação de hormônios importantes para o contato íntimo, e inibe o fluxo sanguíneo que bombeia o sangue para o músculo que mantém a ereção. Logo, os fumantes tendem a ter dificuldades para manter o contato íntimo até o final, o que causa vários constrangimentos. Mas, se você largar esse vício hoje, esse problema pode ser revertido.

Abandone o que te faz mal

Cigarro sendo jogado fora

Abandonar o cigarro é um novo começo de vida

A única forma de prevenir todas essas doenças é abandonar o uso do cigarro. No início, pode ser difícil conseguir largar esse vício, mas pense no seu bem-estar, na sua saúde e principalmente, no tempo de vida em que você quer aproveitar. Às vezes, quando temos que alertar sobre esse assunto, devemos ir à fundo em todas as dores, e mostrar toda a realidade da situação, pois é somente dessa forma, que você pode valorizar mais a sua vida. Não jogue sua saúde fora por um vício!

Gostou desse conteúdo? Continue sua leitura aprendendo sobre Afinal, o que é qualidade de vida?