Santa Entrega: 3212.8000
Saúde

As principais doenças que podem ser evitadas pela vacinação

A vacinação é de vital importância não só para a prevenção de doenças em um indivíduo como também para manter segura a família. Os indivíduos que vivem nos espaços sociais onde a vacina não chega ou as pessoas que decidiram não se vacinar costumam ser os maiores grupos de riscos. Muito além da prevenção, o ato de tomar vacina garante a imunidade e, segundo os especialistas, também garante a chance de eliminar uma profusão de outras doenças graves que podem acompanhar uma determinada enfermidade.

Não deixe de ler o nosso artigo:
As vacinas indispensáveis antes de viajar

A vacinação historicamente foi responsável pela erradicação de inúmeras doenças no mundo. Desde o avanço progressivo da tecnologia e da indústria farmacêutica com bacteriologistas e médicos especializados cada vez mais a ciência vem crescendo em número e qualidade. Apesar de tudo isso, o número de pessoas que ainda não recebem o benefício ou não procuram a vacinação é muito grande.

Para evitar esse quantitativo, a imunização precisa sempre ter a colaboração de todos: comunidade e saúde pública. Aquela velha ideia de que as ações valem apenas para as fases infantis é coisa do passado. Hoje, com a evolução das bactérias e dos vírus, muitas vacinas têm se adequado às condições atuais, e isso envolve pessoas de todas as classes sociais, etnias e faixas etárias.

bebe-tomando-vacina

A vacinação combate diversas doenças e proporciona mais qualidade de vida.

Os adultos devem ficar sempre atentos às novas indicações promovidas pelos sistemas de saúde do seu município e estado. Por exemplo, a carteira de saúde sempre atualizada, as vacinas em dia, e as gestantes, as crianças e os adolescentes orientados. Idosos também precisam e não estão isentos de vacinação.

5. doenças evitadas pela vacinação

Aqui iremos listar cinco principais doenças que podemos cuidar a fim de evitar problemas no futuro. Existem muitas complicações que a vacinação combate como a tuberculose, difteria, hepatite B, coqueluche, tétano, sarampo, poliomelite, caxumba, febre amarela, etc. Porém, cinco delas são as mais importantes:

1. BCG

O Bacillus Calmette-Guérin, conhecida como BCG é uma vacina muito importante. Geralmente usada para a prevenção da tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, pois possui origem animal. Esta vacina é aplicada sob uma única dose, já que protege o recém-nascido nas suas primeiras horas de vida.

2. Hepatite B

O vírus da Hepatite B (ou VHB) todo ano acomete mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta vacina combate as doenças que afetam o fígado, em particular, sendo aplicada em três doses: ao nascer, no primeiro mês e depois com seis meses de idade.

3. DTP+HIB

Também chamada de Tetravalente, essa vacina é obrigatória para menores de 1 ano em muitos países. E ela é conhecida por esse nome porque protege contra quatro doenças graves: difteria, tétano, coqueluche e meningite. É causada pelo vírus Haemophilus. A Tetravalente é uma vacina injetável que também protege contra outras espécies de gripes.

4. VOP

A VOP (que significa vacina oral contra a pólio com vírus vivo), ajuda a imunizar a criança contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, doença contagiosa muito aguda, causada pelo Poliovírus que sobrevive no intestino.

5. SCR

A vacina SCR, da mesma forma que a Tetravalente é usada para prevenir um conjunto de doenças como: o sarampo, caxumba, rubéola e a varicela. É uma tríplice viral, na verdade, recomendada em diferentes partes da vida de uma pessoa.

Importância das vacinas

medico-segurando-a-vacina

Prevenir é sempre melhor do que remediar.

A ação dos sistemas de saúde em conjunto com as demais organizações internacionais tem promovido o registro de imunização crescente em todo o mundo. A importância da vacinação se dá na mesma forma que a necessidade de informação, cada vez mais acessível à grande massa da população. Outro fator importante para a margem de 80% dos adultos que optaram pela vacinação é que estes perceberam a relevância e a seriedade da questão. As doenças também podem ocorrer em adultos. O Brasil, por sorte, está entre os países que são referência mundial em vacinação, de acordo com a OMS, disponibilizando ao todo uma tabela com 17 vacinas que combatem mais de 20 doenças e atingem todas as idades.

Você curtiu esta matéria sobre vacinação e a importância da sua prevenção? Então leia a nossa matéria Entenda mais sobre a febre amarela e saiba como se prevenir.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação