Santa Entrega: 3212.8000
Saúde

As vacinas indispensáveis antes de viajar

O período de férias e os feriados prolongados são excelentes oportunidades para viajar com a família. No entanto, antes de programar sua viagem, é preciso ficar atento sobre a necessidade de tomar algumas vacinas. Isso porque é normal haver surtos de doenças em determinados locais, como ocorreu no ano passado — um grande número de pessoas infectadas com a Febre Amarela.

Esses cuidados são ainda mais importantes no caso de viajar com crianças, pois elas são mais vulneráveis a infecções. Quer saber quais são as vacinas indispensáveis antes de “botar o pé na estrada” com a família? Então continue a leitura deste post, e saiba mais sobre o assunto.

vacina-indispensaveis-antes-de-viajar

Conhecer as exigências de cada país é fundamental para uma proteção eficaz.

Vacina contra a Febre Amarela

A Febre Amarela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da Dengue. A doença ainda não tem cura e sempre que há surto da doença, como ocorreu em 2017, o Sistema Único de Saúde (SUS), promove campanhas de vacinação.

A vacina tem validade de 10 anos e começa a fazer efeito 10 dias após ser aplicada. Então, se você quer viajar para alguma área de risco, deve se vacinar com até duas semanas de antecedência à viagem. Vale lembrar que a Febre Amarela pode levar à morte.

Vacinas contra Tétano e Difteria

O Tétano é uma doença infecciosa, aguda, grave e que pode levar a pessoa à morte. Ela pode ser causada por um simples ferida, quando ela é infeccionada. Já a Difteria também é uma doença infecciosa aguda, que causa vômitos, dor de garganta e dificuldade em engolir.

As duas doenças podem ser prevenidas com a vacina dupla viral. Geralmente, essa vacina é tomada na infância, mas caso a vacinação não tenha sido feita corretamente, ela será necessária antes de viajar.

Vacina contra Febre Tifoide

Entre as vacinas que devem estar em dia antes de viajar está a contra a Febre Tifoide. Isso porque essa doença é extremamente infecciosa e grave. Ela é transmitida através da água e dos alimentos contaminados e do contato com fluídos de pessoas doentes.

Ela é necessária principalmente se você vai viajar para locais onde as condições de saneamento básico não são as melhores. Apesar de a doença ter tratamento, se o paciente não for tratado a tempo, ele pode vir à óbito.

Vacina contra Hepatite

A hepatite A é causada por um vírus extremamente contagioso que ataca o fígado e pode ser transmitida de uma pessoa para a outra através de alimentos e água contaminados. Já a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, além de poder ser transmitida por contato com o sangue contaminado.

O Brasil está no grupo de riscos das duas doenças e então, se você ou alguém de sua família não tomou as vacinas na época correta, é bom procurar um médico para se orientar antes de viajar.

viagem-com-a-familia-vacinas-indispensaveis

Família protegida é a garantia de uma viagem feliz.

Vacina Tríplice Viral

Essa vacina previne contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola. Apesar de não levarem o indivíduo à morte, essas três doenças são infecciosas e caso uma mulher grávida contraia a Rubéola, seu feto pode nascer com deformações ou ela ainda pode sofrer um aborto.

Apesar de a Rubéola não ser muito recorrente em nosso país, a presença de turistas pode trazer a doença, o que faz a vacinação ser importante não somente para esta, mas para as outras duas doenças também.

Mas antes de tomar qualquer uma dessas vacinas, você deve levar seu cartão de vacinação e de todos os membros de sua família ao médico para se certificar de quais serão necessárias. Além disso, pessoas com alergia a algumas substâncias e problemas de saúde não podem tomar certos medicamentos. Por isso, o médico deve ser consultado.

Agora que você já sabe quais vacinas tomar antes de viajar, está na hora de conferir 5 destinos para você passar férias inesquecíveis ao lado de sua família. Confira o post que criamos sobre o assunto!

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação