Asma: conheça os principais fatores que podem causar o problema

Asma: conheça os principais fatores que podem causar o problema

A asma é uma doença respiratória que atinge milhões de pessoas no mundo todo. O pulmão de uma pessoa com asma é muito mais sensível que um pulmão saudável. O órgão reage ao menor sinal de irritação e o pior: a falta de conhecimento sobre o assunto pode estar fazendo você contribuir para o desenvolvimento deste mal.

Alguns fatores que desencadeiam a asma são inevitáveis, mas você pode prevenir uma crise de asma apenas mudando alguns hábitos rotineiros. São sintomas da asma:

  • Tosse;
  • Chiado ao respirar;
  • Sensação de sufocamento (como se o ar não chegasse até os pulmões);
  • Pressão e aperto no peito;
  • Dificuldade de fazer exercícios físicos;
  • Tontura e fraqueza;
  • Ansiedade.

Agora que você já sabe o que é e quais são os sintomas da asma, veja tudo o que você precisa saber sobre os principais fatores causadores deste mal e não deixe que uma crise aconteça!

Histórico familiar

Ter casos de asma na família pode representar grandes chances de desenvolvimento da doença, principalmente nas crianças. Se um parente mais próximo de você, como pai, mãe ou irmão, já tem asma, as chances de você ter herdado são grandes. Principalmente na infância, é preciso estar atento a alguns sinais precoces da asma que envolvem os sintomas de alergia. Assim, é possível fazer um diagnóstico logo nos estágios iniciais da doença e evitar que ela se agrave.

Assuntos relacionados:
– 7 orientações valiosas para lidar com as crises de asma
– Como a anemia atrapalha a vida emocional e o trabalho?
– 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro

Ter uma má alimentação pode provocar asma

Não ter uma alimentação saudável é a porta de entrada para várias doenças e, no caso da asma, comer de forma desregrada pode causar o desenvolvimento da doença. Além disso, você precisa saber se tem alergia a algum alimento. Como você vai ver mais a frente, as reações alérgicas podem ser fatores que desencadeiam ou agravam uma crise de asma. Além disso, estar com sobrepeso ou obeso pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da asma. Nós já falamos sobre 5 maneiras poderosas para prevenir a obesidade.

No caso de crianças, o perigo é ainda maior e você não pode tirar o olho da alimentação dos pequenos. Não cometa, jamais, esses 5 erros bastante comuns na hora de alimentar as crianças.

Mudanças de temperatura

Alterações bruscas de temperatura são extremamente agressivas para quem tem asma e podem desencadear uma grave crise da doença. Sair de um ambiente frio para um quente em poucos minutos, pode gerar uma resposta da mucosa brônquica e condicionar uma crise. Tenha cuidado com mudanças de temperatura repentinas, afinal, a asma é só uma das doenças que pode ser causada por esta prática.

Reações alérgicas

Alergia a alimentos ou fatores externos como poeira, pólen ou produtos químicos podem desencadear a asma. A exposição à fumaça de cigarro, ar poluído, mofo e pelos de animais podem ser um agravante. Experimente fazer caminhadas ao ar livre, longe de poluição e passe menos tempo trancado em casa. O seu quarto, por exemplo, pode ser o ambiente ideal para a proliferação de ácaros. Nem preciso falar o quanto é importante que você mantenha sua casa limpa? Pegue leve com os produtos de limpeza, eles também podem causar reações respiratórias desagradáveis.

Quando se trata de asma, uma simples gripe ou um resfriado comum, pode se tornar um pesadelo. Isso porque essas infecções virais são causas relevantes do aparecimento de uma crise da doença.

Ebook Combate ao Tabagismo

Medicamentos

Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais e outros tipos de remédio podem causar crise de asma. Esse fator ocorre porque a ação do medicamento inibe uma via de inflamação mas acaba afetando outras, provocando a crise. Portanto, visite um médico regularmente e verifique a sua probabilidade de desenvolver reações alérgicas a remédios.

Confira também:
– 5 erros mais comuns na hora de tomar um medicamento

Faça um tratamento adequado para asma

Se você se identificou com algum dos fatores que causam a asma, procure um especialista e comece o tratamento adequado. Os seus pulmões são órgãos extremamente importantes para o funcionamento de todo o organismo e, como já falamos, a importância de não deixar o diagnóstico para a última hora, pode ser decisiva no agravamento do seu quadro.

Gostou do conteúdo deste post? As crises de asma podem acontecer nos momentos em que você menos espera e é preciso estar preparado com os medicamentos certos para conter o problema. Nós fizemos um post sobre como transportar e guardar os medicamentos da melhor forma e temos certeza que ele será útil para você. É só clicar aqui para acessar.

Leave A Reply