Estilo de vida

Afinal, o que é qualidade de vida?

Qualidade de vida está ligada a vários parâmetros da vida humana, para se dizer que tem qualidade de vida é necessário estar em dia com o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional; os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também saúde e educação. De fato, existem naturalmente outros fatores que a influenciam, mas comecemos por ver o que significa qualidade de vida, para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, esses pontos foram classificados como domínios, cada domínio é ligado a uma característica necessária para se ter qualidade de vida.

Alguns aspectos são comuns e universais, como o bem-estar físico, psicológico, relações sociais, o ambiente, o nível de independência e as crenças pessoais ou religiosidade. A estes seis itens deram o nome de “domínios”, ou seja, são os principais aspectos que determinam a Qualidade de Vida de uma pessoa.

Cada um destes domínios possui suas características. No caso do domínio Físico, o que determina nossa Qualidade de Vida seria a existência ou não de dor e desconforto, a energia e a fadiga, e a qualidade de nosso sono e repouso. Já no domínio Psicológico, os itens importantes seriam os sentimentos positivos e negativos, a autoestima, a imagem corporal e aparência, e os aspectos cognitivos, como pensar, aprender, memória e concentração. A esses subitens ou subdomínios, damos o nome de “facetas”.

 

 

No domínio Nível de Independência, ressalta-se a importância da capacidade de trabalho, da mobilidade, de manter-se apto para as atividades da vida cotidiana, o dos prejuízos da dependência de medicamentos. As relações pessoais, o suporte ou apoio social e a vida sexual são itens importantes para a Qualidade de Vida e que estão inseridos no domínio das Relações Sociais. O domínio do Ambiente inclui a segurança física e proteção, o ambiente no lar, os recursos financeiros, a disponibilidade e qualidade dos serviços de saúde, o transporte, a oportunidade de lazer e aspectos do ambiente físico, como ruído, poluição, trânsito e clima. Por último, temos o domínio dos aspectos espirituais, religião e crenças pessoais, que influenciam as perspectivas e objetivos de uma pessoa, trabalhando, assim, com sua Qualidade de Vida.

Existem várias regras por aí do que se deve fazer para melhorar a qualidade de vida, e alguma realmente devem ser seguidas, separamos algumas para que você saiba por onde começar par alutar por uma vida mais plena e saudável:

– Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção. Tenha uma alimentação rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas.

 

 

– Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.

– Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.

– Pratique atividades de lazer, como passear, ir ao cinema, ao teatro, viajar, fazer amigos e dançar.

– Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.

– Mantenha a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto são muito importantes.

– Tenha metas e objetivos. Planeje o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.

– Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo.

– Tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade. Estudos mostram que são úteis para manter o equilíbrio mental.

 

As Drogarias Santo Remédio prezam pela qualidade de vida de seus clientes, e espera que esse texto sirva de alerta para que as pessoas percebam a importância da adoção de um estilo de vida saudável e a sua implicação na sua qualidade de vida atual e futura.

Post a Comment