Quais alimentos são os mais indicados para aumentar a imunidade?

Praticar uma alimentação saudável é muito importante para fortalecer o sistema imunológico. Incluir frutas e verduras no cardápio contribui diretamente para o bom funcionamento do corpo. E a explicação está no fato de que elas são ricas em diversas vitaminas que auxiliam as células de defesa do organismo contra vírus e bactérias.

Veja os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

  1. Frutas cítricas

É nas cascas de frutas como a laranja, a acerola, o kiwi e o limão que você encontra os limonoides, uma substância poderosa que atua na produção de enzimas que diminuem o colesterol e protegem o organismo contra o câncer. Nelas, é possível achar também os flavonoides, que previnem problemas no coração.

Além disso, as frutas cítricas contêm fibras e são ricas em vitamina C que melhoram a capacidade do sistema digestivo e possuem propriedades anti-inflamatórias.

  1. Alho e cebola

Tanto um quanto o outro podem ser consumidos de formas bem variadas. Cozidos, assados ou grelhados, não importa: o alho e a cebola formam um casal altamente eficaz. O primeiro possui substâncias que combatem a obesidade, o câncer gástrico e as doenças cardiovasculares. O segundo ajuda a proteger o organismo contra resfriados. Juntos, eles estimulam o sistema de defesa a barrar qualquer ameaça que apareça para prejudicar a sua saúde.

  1. Folhas verde-escuras

Fontes de vitamina C, as folhas verde-escuras, ou seja, a couve, o espinafre e a chicória, por exemplo, têm ação contra a degeneração muscular. Uma dica é consumi-las a vapor ou cruas porque desse jeito os vegetais não perdem as suas propriedades naturais.

  1. Tomate

O tomate é um dos alimentos mais potentes que existem na luta contra o câncer de próstata. Para se ter noção, esse tipo de tumor é a segunda maior causa de mortes de homens no Brasil. A ação antioxidante do fruto é responsável por interromper a multiplicação das células defeituosas, processo que dá origem à doença.

Fora isso, ainda podemos destacar o fato de o tomate defender o seu coração contra uma série de complicações.

  1. Pimenta

Ela é rica em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, e blinda o organismo contra infecções. Também possui ação antioxidante, facilita a digestão, proporciona a sensação de saciedade, combate problemas como o colesterol e o diabetes e ainda atua no sistema circulatório, reduzindo os riscos de AVC e ataque cardíaco.

Outros alimentos que você deve pôr no prato

– Castanha-do-brasil: tem selênio e combate o envelhecimento;
– Gengibre: rico em vitaminas C e B6, ajuda a tratar inflamações no corpo;
– Iogurte: recompõe as bactérias boas da flora intestinal e aumenta a absorção de nutrientes;
– Óleo de coco: possui ácidos que agem contra fungos, vírus e bactérias.

e-book-atividade-fisica

Suplementos alimentares e exercícios físicos aumentam a imunidade baixa

Cuidar do sistema imunológico é mais do que apenas mudar a alimentação. Significa aliar essa rotina à prática de exercícios físicos e ao uso de suplementos alimentares que potencializam os benefícios dos alimentos saudáveis. Abandone o sedentarismo e consulte um especialista na hora de escolher o melhor produto para o seu organismo.

Para ajudar você, nós fizemos uma matéria sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde (clique aqui para acessar o conteúdo completo). Ah, tem também um artigo aqui no nosso blog que reúne os principais mitos e verdades sobre o uso de suplementos alimentares. Que tal dar uma olhadinha? Clique aqui para ler o blog post.

Compartilhar

Deixe uma resposta