Gripe ou resfriado? Entenda a diferença e saiba como se prevenir

Quem nunca teve aqueles sintomas chatos que envolvem dores no corpo e na garganta? A primeira coisa que vem na cabeça quando temos essas sensações é que estamos com gripe. Ou seria um resfriado? Pois é. Essa dúvida é muito comum para quem está doente e não saber a diferença entre as duas condições pode atrapalhar o tratamento.

Neste post, você vai entender o que é a gripe e o que é o resfriado, além de aprender a diferença entre ambos. Aqui, você também vai saber como é possível se prevenir para ficar bem longe desses problemas. Vamos lá?

Gripe: lidando com sintomas intensos

Basicamente, a gripe representa uma infecção no sistema respiratório que tem a pneumonia como principal complicação. Também conhecida como influenza, nome do vírus causador do problema, a doença é muito comum no mundo todo (principalmente durante o inverno) e o contágio é muito fácil. Os principais sintomas da gripe são:

– Febre alta (acima de 38ºC);

– Tosse;

– Dor muscular;

– Fortes dores de cabeça;

– Dor na garganta, nos olhos e nariz escorrendo.

vacinacao-banner

O que é o resfriado?

Quando uma pessoa está resfriada, ela sofre com uma infecção benigna no trato respiratório superior. São muitos os vírus que podem causar o resfriado, por isso não é tão difícil encontrar alguém que esteja sofrendo com seus sintomas. Falando neles, diferente da gripe os sintomas do resfriado são leves. Confira:

– Febre baixa ou sem febre;

– Tosse;

– Possíveis dores musculares;

– Dores de cabeça leves;

– Mal-estar e provável rouquidão.

Assuntos relacionados:

5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro

Saiba como proteger o seu organismo de agentes estranhos

Afinal, qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Como você viu, a principal diferença entre as duas condições é a intensidade dos sintomas. Durante uma gripe, os sintomas são muito mais intensos que em um resfriado. Além disso, o vírus que causa a gripe é diferente dos vírus que causam o resfriado.

Outra diferença que pode ajudar a identificar com qual dessas complicações você está sofrendo é o tempo de duração dos sintomas. Uma gripe dura de 7 a 10 dias enquanto um resfriado dura de 2 a 4 dias. Em todos os casos, o ideal é que você procure uma unidade de pronto atendimento para ser medicado adequadamente.

Como evitar?

Embora as duas condições tenham as suas diferenças, na hora da prevenção as atitudes podem ser as mesmas para garantir uma vida saudável. Pode até soar repetitivo, mas as orientações gerais tem a ver com uma boa alimentação, beber bastante água e tomar a vacina. Outros hábitos para evitar gripes e resfriados são:

Evitar aglomerações e locais fechados;

– Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal (copos, garrafas, talheres, etc.);

– Evitar o contato com pessoas doentes.
Que bom que você leu este post até o final. Esperamos que ele tenha esclarecido para você as principais diferenças entre gripe e resfriado. Como você leu, para prevenir esse tipo de doença respiratória algumas atitudes fazem a diferença. Clique aqui para ver quais são as principais doenças que podem ser evitadas pela vacinação.