Bebê recém-nascido em casa? Descubra os cuidados essenciais!

Muitas mamães de primeira viagem ficam nervosas com a higiene e a saúde do seu bebê recém-nascido. Como essa rotina de cuidados é algo novo, é normal sentir dúvidas se você está fazendo tudo certo. Mas fique tranquila, pois vamos mostrar nesta matéria algumas dicas essenciais para facilitar o seu dia a dia.

Você vai aprender também o que NÃO fazer na hora de cuidar do seu bebê, principalmente, nos primeiros dias de vida. Sim, porque existem alguns cuidados especiais que influenciam diretamente a vida do seu filho. Confira:

Atenção para as partes mais sensíveis do bebê

Como o corpo de um recém-nascido ainda é muito frágil, é preciso ficar atenta para não machucá-lo, mesmo com movimentos mais suaves. Por exemplo:

– No caso das orelhas, o mais recomendável é trocar o cotonete feito para adultos pelos cotonetes feitos exclusivamente para bebês porque as pontas são mais sensíveis e as bases são mais largas.  

– No caso dos olhos, é normal que apareça nos primeiros dias um pouquinho de secreção. Para resolver esse problema, você vai precisar usar apenas um algodão levemente umedecido. Faça movimentos leves de dentro para fora e cuidado para não espremer muito o algodão, pois pode escorrer água para orelha.

– No caso da língua, nós sugerimos que você fique sempre de olho na textura dela. Muitos gominhos brancos podem indicar que algo não está bem.

Redobre os cuidados durante o banho

É no banho que você têm a chance de caprichar na limpeza e higiene do bebê. E os cuidados são divididos entre antes, durante e depois. Confira:

Antes

– Escolha os horários menos frios do dia e os lugares da casa sem corrente de ar para ele não ficar resfriado;
– Separe a toalha e as fraldas que vão ser usadas para secar e vestir o bebê;
– Reserve o xampu e o sabonete perto da banheirinha.

Durante

– Apoie a cabeça nas mãos e tampe os dois ouvidos com os seus dedos;
– Comece pelo rosto e siga massageando o cabelo. Depois continue lavando todo o corpinho;
– Não se esqueça dos pontos de dobras (dedos, axilas e joelho), pois eles tendem a acumular mais sujeira e gordura.

Depois

– Envolva seu bebê recém-nascido na toalha;
– Seque todo o corpo do seu filho e prepare-se para colocar a fralda;
– Limpe o umbigo (de acordo com as orientações do médico);
– Passe a pomada para assaduras e vista a fralda.

Leia mais:
Higiene do bebê: as principais dicas para limpar o seu filho
7 práticas eficientes para evitar assaduras no bebê

Leve o seu bebê recém-nascido ao médico regularmente

bebe-recém-nascido-no-médico
Um bebê recém-nascido precisa de um acompanhamento médico regular.

Consultar um pediatra com frequência é indispensável para manter a saúde do bebê em dia. Ainda no primeiro mês de vida, é preciso se certificar acerca da importância da vacinação. Dessa forma, você evita que a criança seja afetada por doenças como a poliomielite.

O Teste do Pezinho é um exame que também ajuda a detectar com antecedência diversos tipos de complicações como é o caso da:

– Anemia falciforme;

– Sífilis congênita;

– Toxoplasmose congênita;

– Fibrose cística.  

No consultório, é a hora certa também de tirar dúvidas sobre alguns sintomas que estejam atrapalhando o recém-nascido de comer ou ir ao banheiro. Lembre-se de perguntar sobre fatores que estão ligados ao desenvolvimento do bebê como a alimentação.

Fique atento a alguns sinais

Como o seu filho ainda não consegue falar, apenas gesticular, você vai ter de aprender a entender o que cada choro significa. Não é necessário entrar em pânico porque, com o passar do tempo, você vai compreendendo essas diferenças.

O que você pode fazer é checar, sempre que ele chorar, se a fralda está seca, se a barriguinha está dura (um possível sinal de gases) ou se ele quer arrotar. Dessa maneira, você consegue traduzir o que o bebê quer dizer.

Cólicas também podem aparecer, porém em situações assim, é melhor consultar um médico porque ele pode prescrever medicamentos e massagens para aliviar a dor.

Você gostou do nosso conteúdo? Temos certeza de que agora ficou mais fácil cuidar do seu bebezinho. Agora que tal dar uma olhadinha na nossa matéria que reúne os 5 conselhos mais importantes para criar os filhos do jeito certo? Você vai amar!

Compartilhar