Check-up: os exames essenciais para manter a saúde em dia

Você já deve ter ouvido aquela máxima de que prevenir é melhor do que remediar, certo? Saiba que ela faz mais sentido do que nunca quando o assunto é saúde. Isso porque descobrir problemas de maneira precoce pode aumentar potencialmente as chances de cura. E não há melhor maneira de fazer isso do que consultar um médico periodicamente e realizar todos os exames solicitados por ele, ? Mais que isso, esta prática pode aumentar e muito a qualidade de vida do indivíduo e olha que nem é preciso estar tendo sintomas para fazer um check-up.

Se existe um Santo Remédio para as doenças, certamente é ele tem a ver com a prática de hábitos saudáveis e entre eles está a realização de exames essenciais. Neste post, você vai conhecer alguns deles que podem fazer a diferença no seu bem-estar. Confira!

Exames do coração: amor pela sua vida

Realizar exames cardiovasculares pode prevenir doenças graves.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo todo, por isso, preveni-las por meio da realização de exames é uma necessidade, principalmente em pacientes que fazem parte do grupo de risco ou que têm histórico de infarto na família.

Exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico podem garantir que você esteja sempre bem informado sobre a saúde do seu coração e tenha a oportunidade de tratar qualquer possível complicação de forma precoce.

Leia também:
As principais doenças que podem ser evitadas pela vacinação
Como um farmacêutico pode melhorar a sua saúde

Preventivos para homens e mulheres

Para ambos os sexos, o ideal é fazer os exames preventivos anualmente. No caso das mulheres, os exames pélvicos e da mama não podem ficar de fora da lista. Eles podem identificar anormalidades nos seios, no colo do útero, no ovário e nas trompas. Ah, e não dá para abrir mão do Papanicolau, da Colposcopia e da mamografia, viu?

Mesmo que sejam os mais resistentes, os homens com mais de 45 anos precisam fazer exames específicos para evitar uma série de doenças. O de próstata é um deles que, infelizmente, ainda é visto com muito preconceito, o que não deve ser levado em consideração pelas pessoas do sexo masculino. Saúde sempre em primeiro lugar.

A importância dos exames de sangue

O exame de sangue permite o acesso à informações importantes do organismo humano.

Por mais simples que pareça, os exames de sangue são excelentes para manter a saúde sempre em dia. Isso porque eles podem detectar características relevantes do organismo, como por exemplo o índice de colesterol, glicemia, creatinina e ácido úrico.

Baixe agora o nosso infográfico:
Colesterol: confira as dicas fundamentais para mantê-lo sob controle

Com qual frequência eu devo fazer um check-up?

Para falar da periodicidade da realização dos exames, fatores como idade e o histórico de saúde do paciente devem ser levados em consideração. No caso de adultos saudáveis, o aconselhável é que um check-up seja feito de dois em dois anos. Já em pessoas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) a frequência ideal é a cada seis meses. Ainda tem os pacientes com fatores de risco (como obesos e fumantes) que devem fazer os exames uma vez ao ano.

Gostou do conteúdo? Confira também as 5 práticas simples para uma saúde de ferro.

Leave A Reply