Santa Entrega: 3212.8000
Estilo de vida Saúde

Como a anemia atrapalha a vida emocional e o trabalho?

Quando estamos doentes, é comprovado que o nosso estado emocional também é afetado. No caso da anemia, caso ela esteja em um nível agudo, é provável que ocorram consequências psicológicas que passem a alterar a nossa rotina. Por isso, é preciso cuidar desse problema para que ele não prejudique cada vez mais o dia a dia.

Leia também:
– 10 dicas para viver melhor
– 10 dicas para uma alimentação saudável

Como surge a anemia? 

Anemia é um termo usado para falar de variações na produção e disponibilidade de glóbulos vermelhos (também conhecidos como hemácias) levando a uma baixa concentração de hemoglobina no sangue. Essa é uma das alterações mais conhecidas pela população, que pode reconhecer alguns sinais do problema por meio da palidez, fraqueza, falta de ânimo e cansaço.

Há diferentes tipos de anemia e diagnosticar corretamente qual é a sua fonte é muito importante para que seja feito o tratamento mais indicado para o caso. Por isso, caso você tenha os sintomas, é preciso buscar ajuda médica. Um tratamento inadequado pode agravar o problema.

Falta de energia 

Mulher sem disposição

O cansaço é um dos grandes males causados pela anemia.

Esse é um dos principais sintomas quando temos anemia. A perda de energia vai muito além do que desejar ficar na cama em um dia de chuva ou ter dificuldades em levantar quando o despertador toca. É não ter ânimo para fazer qualquer atividade física e não conseguir completar uma tarefa diária por motivos de fraqueza no corpo.

Dentre os sinais que podem confirmar que você está sofrendo de anemia estão a(s):

  • Palidez na pele e mucosas;
  • Cansaço;
  • Sonolência;
  • Fadiga;
  • Perda de memória;
  • Tonturas;
  • Falta de ar ou respiração acelerada;
  • Taquicardia e palpitação;
  • Queda de pressão arterial.

Uma técnica muito conhecida e que várias pessoas usam para diagnosticar a anemia no organismo, é olhar a parte interna inferior dos olhos. Caso esteja muito branca, significa que você pode estar anêmico. É claro que essa comprovação não é nada científica, mas pode ser útil para descobrir e tratar rapidamente o problema.

Existem também várias consequências por sofrer de anemia, podem-se destacar os transtornos neurológicos, como alterações da visão ou dores de cabeça, vertigens, insônia e ciclo menstrual irregular.

O lado emocional pode ser afetado

Homem pensativo

Os sentimentos também podem ser afetados pela anemia.

Ser diagnosticado com anemia não afeta somente o lado físico, pois o emocional também sente os males. Como nos falta energia, começamos a não ter motivação o suficiente para levantar da cama e enfrentar os desafios, e isso acaba afetando o lado psicológico, pois passamos a nos sentir incapazes ou inúteis.

As atividades que você gosta de fazer, agora você leva o dobro de tempo para pensar se vai conseguir executar aquilo ou não. E “recarregar as baterias” passou a ser um grande peso e obrigação para você.

Anemia no trabalho

Como sabemos que a anemia pode afetar a nossa energia e disposição, é claro que o rendimento no trabalho pode cair bastante. A anemia pode fazer você se irritar mais facilmente e não ter foco nas coisas que devem ser feitas. A partir daí, você começa a ter problemas com a comunicação no serviço. Se você começa a esquecer facilmente de palavras ou como fazer alguma tarefa chegou o momento de prestar mais atenção a sua saúde, principalmente, se estiver com anemia.

Anemia na vida pessoal 

Mulher preocupada

A anemia afeta a qualidade dos serviços de casa também.

Se sentir mal no trabalho por conta da anemia não quer dizer que em casa vai ser diferente. Na maioria dos casos, aumenta a vontade de não fazer nada e ficar apenas deitado na cama, o que acaba acarretando em problemas familiares. Todas as atividades de casa parecem ser um peso para as costas, e você acaba perdendo toda o desejo de fazer algo. Caso você tenha uma pessoa com esse tipo de sintoma na família, é importante orientar que ela procure um médico que possa indicar exames para que descubra o que está acontecendo com seu organismo. Por isso, não devemos ignorar nada que apareça e prejudique o desempenho de nosso corpo.

Assuntos relacionados:
– Como desenvolver um equilíbrio mental eficiente
– Afinal, o que é qualidade de vida?

Cuidados básicos

Falamos de como a anemia pode afetar a vida de uma pessoa de várias maneiras, então para que você evite que isso aconteça, chegou a hora de seguir algumas dicas básicas para melhorar a confiança e a saúde do seu corpo.

  1. A melhor maneira de se prevenir da anemia é criando o hábito de comer carne, ovos e derivados do leite, além de vegetais verde-escuros, que são ricos em ferro;
  2. Em jejum, a absorção do ferro é melhor. Também os alimentos os alimentos com vitamina C (laranja, agrião, pimentão, etc.) são absorvidos com melhor eficiência pelo organismo, em jejum;
  3. Atenção idosos: a anemia é mais perigosa na população com idade maior que 60 anos e deve ser cuidadosamente tratada;
  4. Tome banho de sol constantemente;
  5. Exame médico: para dar fim à anemia, não basta se alimentar bem. Por isso, é preciso consultar um clínico. O médico poderá receitar medicamentos com ácido fólico e ferro, além da dieta. Com o exame de sangue, ele pode dizer qual suplemento de minerais e vitaminas corrigirá o problema. Lembre-se que a sua saúde e bem estar, estão acima de tudo, portanto, siga as nossas dicas e aproveite tudo de melhor ao seu redor.

Família feliz

Gostou do nosso conteúdo? Continue sua leitura e descubra os riscos da automedicação

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação