Santa Entrega: 3212.8000
Estilo de vida Saúde

Como adequar a alimentação para prevenir doenças do coração?

Ter uma alimentação saudável é fundamental para o bom desenvolvimento de órgãos e processos vitais ao nosso organismo como o cérebro, o sistema vascular e o coração. Assim como eles podem ser benéficos, os alimentos que estão na sua mesa também podem desencadear inúmeras doenças cardiovasculares graves. A boa notícia é que são muitos os ingredientes que estão aí para prevenir as doenças do coração.

Nós sabemos que não é fácil mudar a alimentação que você já está acostumado a ter de uma hora para a outra, por isso, preparamos algumas sugestões de como fazer ajustes pontuais em busca de um coração saudável. Vamos ver?

Como eu posso saber que não me alimento bem?

Observar alguns detalhes na sua alimentação pode ajudá-lo a identificar o problema nela.

As características de uma má alimentação começam pelos horários em que a pessoa se alimenta. Deixar de cumprir uma rotina alimentar acarreta grandes prejuízos para o metabolismo como um todo. O ideal é fazer as três principais refeições (café, almoço e janta) pontualmente e complementar com pequenos lanches entre elas.

Finalmente, o que você vai comer faz toda a diferença. Refrigerantes, bolos, frituras, massas e muitos outros alimentos ricos em gorduras e açúcares podem estar levando você ao encontro das doenças do coração. Todo cuidado é pouco na hora de escolher o que você vai levar à boca.

Você também pode gostar de ler:
Quais sintomas podem indicar doenças no coração?
5 hábitos que prejudicam demais a saúde do coração

Quais são as consequências de uma má alimentação para o coração?

Você já deve ter ouvido aquele famoso ditado de que você é o que você come, certo? Pois é, ele vale tanto para os benefícios quanto para os malefícios do que se consome. Nós já falamos aqui no blog sobre as consequências da obesidade e você pode conferir clicando aqui.

O fato é que o coração é um dos órgãos que mais sofre com as nossas escolhas e pode ter os músculos danificados e suas artérias essenciais obstruídas por conta do excesso de gordura. A hipertensão arterial, os elevados níveis de colesterol, o diabetes e o infarto agudo do miocárdio são apenas algumas das consequências que podem prejudicar e muito o seu bem-estar.

Mude os hábitos pouco a pouco

Nada de mudanças radicais na alimentação!

Como falamos, sabemos que não é tão descomplicado mudar todos os seus hábitos alimentares rapidamente. O organismo já está acostumado com o seu consumo diário e o mais recomendado é abandoná-lo gradualmente rumo a uma vida mais saudável.

Isso não significa que você necessariamente precisa abrir mão das suas comidas favoritas para sempre, certo? Não comer o que gosta pode impactar diretamente no humor e outros aspectos de uma pessoa, por isso, abra exceções para os alimentos que você mais gosta e tente adequar aqueles que você não gosta ao seu paladar.

Alimentos que você deve EVITAR para fugir das doenças do coração

Hoje em dia é comum que as pessoas dediquem pouco tempo e atenção para a alimentação. Mas também, pudera. As preocupações com trabalho, estudos e outros fatores tomam maior parte da rotina dos indivíduos. Isso precisa mudar e conhecer os tipos de alimentos que você NÃO deve comer nas principais refeições é fundamental. Confira:

No café da manhã, não coma margarina nem cereais matinais industrializados.

No almoço, não coloque carne processada no seu prato (bacon, salame, presunto, etc.) muito menos enchidos como linguiças. Evite tomar bebidas ricas em açúcares como refrigerantes e sucos industrializados.

No jantar, enlatados nem pensar! Até rimou, ? Para quem gosta de substituir a janta por um lanche, abra mão dos hambúrgueres e queijos gordurosos.

Itens indispensáveis que PRECISAM estar na sua mesa

Alguns alimentos são essenciais para deixar você longe das doenças do coração.

Ainda bem que existem inúmeros alimentos deliciosos que podem ficar no lugar que todos estes que acabamos de citar e fazer com que você tenha uma rotina alimentar saudável, longe das doenças do coração. Nas refeições principais, você pode inseri-los. Veja:

No café da manhã, coma uma salada de frutas para começar bem o dia. Não esqueça de tomar café, pois ele pode prevenir a aterosclerose. Se você não for muito fã da bebida, não tem problema. Beba chá verde e reduza o risco de doença arterial e cardíaca.

No almoço, invista no potencial de ômega 3 dos peixes. Para temperar toda a refeição, utilize alho. Ele controla bactérias e reduz o aumento de colesterol ruim no sangue.

No jantar, se for comer salada, use azeite de oliva extravirgem à vontade. E que tal apostar num suco verde para não ir dormir com fome? Ele tem muitas propriedades antioxidantes e pode ser útil com várias combinações de frutas e vegetais.

Se você chegou até o final deste material é por que sabe o quanto a saúde cardiovascular é importante. Nós também sabemos disso e por isso criamos o guia Coração: descubra as doenças mais comuns e saiba como preveni-las do jeito certo. Para baixar gratuitamente basta clicar aqui.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação