Como apoiar alguém que está tentando vencer o tabagismo?

Os males causados pelo tabaco não são mais segredo para ninguém, muito menos para os adeptos ao fumo, visto que as próprias carteiras de cigarro trazem imagens e informações reais a respeito dos perigos. Se você ama um fumante, com certeza deve desejar muito que ele abandone o vício e por mais empenhado que esteja em ajudá-lo, acaba correndo o risco de ser sempre o chato da história, não é? De fato esta é uma situação complicada. Preparamos esta matéria para que você possa se inspirar e adotar algumas atitudes eficientes para apoiar uma pessoa que está tentando vencer o tabagismo.

Como apoiar uma pessoa a vencer o tabagismo?

Esteja disponível para novos hábitos

Você precisa encorajar o ex fumante a frequentar ambientes diferentes.

Quem está tentando acabar com o vício precisa ficar longe de lugares onde há muitas pessoas fumando e para apoiá-lo, você tem que encorajar novos hobbies e locais de diversão. Convidar o ex fumante para uma caminhada, natação ou para participar de uma competição esportiva pode ser uma ótima ideia. Em outras palavras, seja num churrasco ou numa festa: nada de ambientes com bebidas e cigarro,hein?

Leia também:
Tabagismo passivo: o que é e como ele afeta a sua saúde?
As 5 principais doenças causadas pelo cigarro

Saiba lidar com as recaídas

Se você quer apoiar alguém que está tentando vencer o tabagismo, deve saber que as recaídas fazem parte deste processo e precisa estar preparado para isso. Mais que uma situação negativa que merece severos puxões de orelhas, as recaídas NÃO são a oportunidade que você tem para criticar, muito pelo contrário, são partes deste desafio que podem ser superadas!

Tenha em mente que fracassar diante da luta contra um vício tão sério não é uma humilhação. A iniciativa do ex fumante de reagir e buscar a sua liberdade já é uma atitude digna de elogios, ao passo que a recaída deve ser seguida de muito mais amor e apoio sem julgamentos desnecessários!

Acompanhe a pessoa em uma boa alimentação

boa-alimentacao-comida
Apoiar o ex fumante a ter uma boa alimentação é fundamental.

Ao se livrar do mau hábito, é comum que  ex fumante adote um novo estilo de vida e a alimentação é parte importantíssima desta nova fase. É necessário evitar café, álcool e refrigerantes, afinal, estas bebidas aumentam o desejo de fumar.

Alimentos ricos em vitamina C podem ajudar a diminuir a vontade de acender um cigarro. Frutas, legumes leite e derivados podem tornar o gosto do tabaco nada agradável, ajudando o ex fumante a vencer o tabagismo. Além disso, a água é um poderoso desintoxicante do organismo, daí a importância de beber, pelo menos, 2 litros por dia. Confira nosso post e veja quais são os alimentos certos que ajudam na luta contra o tabagismo.

O que você NÃO deve fazer

Ao perceber que a pessoa está insegura quanto à decisão, nunca a desencoraje com frases como “esse nunca vai conseguir se livrar do cigarro” ou “eu avisei que não iria dar certo”. Não esqueça que o seu papel é apoiar e ser um exemplo para o ex fumante, por isso, seja alguém positivo e agradável com quem ele queira estar. Faça o possível para que a pessoa em questão não conviva ou tenha muito contato com fumantes ativos para evitar que sinta falta deste hábito que pode destruí-la.

Gostou do conteúdo? Para apoiar ainda mais a pessoa que você a ama a vencer o tabagismo, confira estas 7 orientações importantes para deixar de fumar.

1 Comentário

  1. Boa tarde gente! Passei no endocrinologista hoje, e ele me receitou o BUP para parar de fumar, fumo a 20 anos, perdi meu pai à 5 meses vitima de embolia pulmonar causada pelo cigarro, li todos os comentários e sinceramente só vou para de tomar se realmente não tiver jeito, estou ansiosa para começar e assim quebrar as correntes da escravidão do cigarro, só quem fuma sabe como é gente, fique feliz por diversos comentários de pessoas que conseguiram parar de fumar. Deus me ajude

Deixe uma resposta