Santa Entrega: 3212.8000
Drogaria Estilo de vida Saúde

Como armazenar e transportar o medicamento da melhor forma?

Todo mundo tem uma reserva daqueles medicamentos que mais utiliza em casa. Se você está fazendo tratamento contra alguma doença ou toma medicação diariamente para controlar enfermidades como diabetes e hipertensão sabe muito bem do que nós estamos falando. Mas você já parou para pensar se o local que você está armazenando essas substâncias conservam a eficácia produto? Nesta matéria, você vai saber quais são os principais erros ao guardar e transportar medicamentos e ainda vai encontrar orientações sobre como fazer isso da maneira correta.

Onde guardar?

Utilizar uma caixa de medicamentos específica para esses itens a fim de guardá-los num local seguro é um hábito bastante comum. Além de manter os produtos organizados, a caixa ocupa pouco espaço e é uma opção prática. Mas não se esqueça de limpar, frequentemente, o recipiente e deixá-lo fechado. Se você não tem uma caixa plástica típica para isso, manter o medicamento em sua embalagem original é uma ótima alternativa de conservação.

Leia a bula do remédio. As informações contidas ali incluem questões de armazenamento. Seja qual for o tipo de medicação, não se esqueça de deixá-la em um local fresco e protegido da luz. Ah, e nem pense em facilitar o acesso das crianças aos remédios! Escolha uma prateleira bem alta ou guarde os medicamentos em armários e gavetas sempre trancados.

Assuntos relacionados:
Saúde do idoso: 5 cuidados essenciais ao tomar medicamentos
Corpo e bem-estar: os cuidados básicos que fazem a diferença

Cuidado ao transportar o medicamento

transporte-medicamento

Os cuidados não se limitam apenas ao armazenamento do medicamento. Por isso, preste atenção na hora transportar o produto também.

Seja em uma viagem, seja para qualquer deslocamento que você fizer, quando houver necessidade de levar medicação fique atento para não prejudicar a eficácia dela. Procure guardar os produtos dentro da embalagem original e não permita que eles sejam submetidos a altas temperaturas. Quando se tratar de medicação em forma líquida, embale em um saco plástico.

Se for viajar, fique atento às mudanças de fuso horário para não perder a hora de tomar o medicamento. No caso de substâncias que precisam ser mantidas em baixa temperatura, tenha com você uma bolsa térmica com gelo e se certifique de fazer a manutenção da temperatura, levando em consideração o tempo que o medicamento está dentro da bolsa. Conhecer novos lugares por meio de viagens é fantástico. Por isso, para não perder nenhum momento agradável, a sua saúde deve estar impecável.

O risco dos produtos vencidos

medicamento-vencido-cuidado

Medicamento vencido pode proporcionar sintomas nada agradáveis.

Dor de cabeça insuportável. Você corre até sua caixa de primeiros socorros à procura daquele medicamento que vai salvar o seu dia. Após tomar a substância, descobre ao ler a embalagem que a medicação está vencida! Na hora do desespero pode passar despercebido, mas você nem imagina o risco que produtos fora da validade podem oferecer à sua saúde.

Dependendo da substância, a medicação pode, simplesmente, ter sua eficácia reduzida, mas também há a possibilidade de causar efeitos colaterais diferentes dos previstos. Por isso, mesmo que você ache que não vai usar aquele medicamento tão cedo, tenha controle sobre a data de validade enquanto ele permanece guardado. Se você verificar que a data de vencimento já expirou, não hesite em descartar o material.

O nosso conteúdo sobre armazenamento e transporte de remédios ajudou você? Então confira também como um farmacêutico pode melhorar consideravelmente a sua saúde.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação