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Alimentação Beleza Saúde

Afinal, o que fazer para envelhecer com saúde?

Viver com o máximo bem-estar é o objetivo de muitas pessoas, não é? Hoje, a expectativa de vida no Brasil se aproxima da casa dos 80 anos e envelhecer com saúde nunca foi tão real. Mas para que isso aconteça, é preciso muito mais que uma alimentação saudável. E é sobre esse assunto que nós, da Santo Remédio, vamos abordar nesta matéria. Acompanhe:

Como envelhecer com saúde?

Às vezes, devido ao estilo de vida que a pessoa leva, é fundamental uma verdadeira mudança de hábitos. Porque o envelhecimento é como uma soma de tudo aquilo que você fez ao longo dos anos. Os hambúrgueres, as batatas fritas, a falta de exercícios físicos, daqui a algumas décadas, vão mostrar os seus reais efeitos.

É por essa razão que é cada vez mais importante cuidar da saúde em todas as fases da vida. Mas então, o que fazer para viver bem?

  1. Realize o check-up anualmente

A idade é um dos fatores que mais contribuem para o aparecimento de algumas doenças nos idosos. É o caso do Alzheimer e das complicações ligadas à memória e aos sentidos do corpo. A boa notícia é que antes mesmo dos 30 anos, mais ou menos, já é possível saber se o paciente tem certa predisposição para desenvolver alguma síndrome na velhice. Daí a importância dos check-ups anuais.

É a partir desses exames que você vai entender melhor como anda a sua saúde. Além disso, você também terá a oportunidade de começar algum tratamento com antecedência, o que aumenta as chances de cura. A mamografia, o exame de sangue e o teste de visão fazem parte dessa lista.

  1. Mantenha os bons hábitos alimentares

Garantir uma vida saudável ao longo dos anos está diretamente relacionado à qualidade dos alimentos que pomos no prato. Evitar o consumo em excesso de sal e açúcar é só o começo da sua jornada. Aposte nas frutas e verduras para complementar as suas refeições.

As fibras presentes em alimentos como a aveia ajudam o intestino a funcionar corretamente. O cálcio, existente no leite, fortalece os ossos. A água regula a temperatura do corpo. E as proteínas, presentes nas carnes magras, reforçam o seu sistema imunológico.

  1. Pratique atividades físicas

Nunca é tarde para deixar o sedentarismo de lado. Pode ser uma caminhada diária ou uma aula de hidroginástica por semana, não importa: mexer o corpo é essencial. Os esportes deixam os músculos dos idosos mais fortes e aumentam a qualidade de vida deles. Além disso, os exercícios físicos diminuem as chances de surgimento de doenças cardiovasculares e problemas respiratórios, principalmente depois dos 60 anos.

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  1. Durma bem

Sim, é indispensável manter os exames em dia, se alimentar bem, praticar atividades físicas, mas se você não reservar uma folga para descansar pelo que tempo que é preciso, não vai adiantar muito. Quando não dormimos bem, acordamos indispostos, não conseguimos nos concentrar e nos tornamos mais propensos a doenças como a diabetes e a pressão alta.

  1. Trabalhe a saúde da mente

Por último, mas não menos importante: a nossa mente. Com o passar dos anos, é comum enfrentarmos problemas para lembrar de detalhes ou momentos especiais da nossa vida. Atividades como ler um livro, jogar xadrez e fazer palavras cruzadas auxiliam bastante nessa tarefa porque exercitam a capacidade do cérebro e ampliam as funções cognitivas.

Gostou do conteúdo? Então sabe do que você vai gostar mais? Do nosso infográfico gratuito que reúne as piores doenças causadas pela obesidade, um problema que tem afetado cada vez mais idosos no mundo.

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