Confira os 5 medicamentos que você precisa ter em casa

Confira os 5 medicamentos que você precisa ter em casa

Se tem uma coisa que a gente aprende ao longo da vida é que doença não avisa quando vai chegar. Quando você menos espera os sintomas desagradáveis já estão ali, incomodando a todo momento.

Por isso, estar preparado para eles é essencial. Ter alguns medicamentos básicos em casa, principalmente para quem tem crianças, é uma necessidade. Agora, você vai ver 5 tipos de medicamentos que vão ajudá-lo nos imprevistos do dia a dia para garantir primeiros socorros adequados. Vamos lá?

1. Analgésicos

A maioria das dores que sentimos vem através do sistema nervoso e, para amenizá-las, nada melhor do que diminuir ou interromper as vias de transmissão nervosas. É justamente essa a ação dos analgésicos.

Eles bloqueiam os receptores de sentido do corpo e fazem com que o cérebro ignore um foco de inflamação ou qualquer problema que esteja causando dor. Ou seja, cólica, dor de cabeça, dor de dente podem ser suavizadas ou eliminadas com o efeito dos analgésicos.

2. Antialérgicos

Eles atuam com o auxílio de substâncias bloqueadoras de elementos que atuam em processos alérgicos. O desenvolvimento de alergias pode ocorrer em diferentes fases da vida. Alimentos, medicamentos, bebidas e as próprias condições do ambiente podem desencadear uma crise. Daí a importância de contar com os antialérgicos em casa.

3. Antitérmicos

Esse tipo de medicamento ajuda a combater a febre por meio da diminuição da temperatura do corpo, quando ela está acima do normal. No entanto, os antitérmicos não surtem nenhum efeito em uma pessoa que apresenta temperaturas normais. Para amenizar os efeitos da febre, esse é o medicamento que não pode faltar na sua casa.

4. Relaxante muscular

Como ninguém é de ferro, após um dia cansativo o corpo pode sentir as consequências. Nessas horas, é sempre bom ter um relaxante muscular em casa para garantir uma noite de descanso tranquila. Além disso, o medicamento pode ser útil para melhorar para torcicolos e espasmos.

5. Itens de primeiros socorros

Uma caixinha básica de primeiros socorros é o suficiente para atender a necessidade de uma família. Nós fizemos uma pequena lista das coisas que você precisa ter para deixar o seu kit completo:

– Pomadas (para queimaduras leves, inflamações, assaduras, etc.);

– Gazes;

– Algodão;

– Esparadrapos;

– Curativos adesivos;

– Álcool;

– Soro e antissépticos.

Os perigos da automedicação

Antes de comprar os medicamentos e montar a sua farmácia caseira, consulte um médico e faça os exames solicitados para saber quais são os medicamentos mais recomendados para você. O farmacêutico também pode ser bastante útil nessa missão. Descubra como esse profissional pode ajudá-lo a fazer o tratamento do jeito certo.

Não se esqueça de conversar com o seu médico sobre possíveis alergias para não correr o risco de os medicamentos surtirem um efeito inesperado. Assim como os a medicação correta, a realização de um chek up periódico também pode ser muito eficiente para manter a saúde em dia. Veja quais são os exames essenciais para prevenir doenças e garantir mais bem-estar.

Deixe uma resposta