Santa Entrega: 3212.8000
corrida-saude
Esportes

Conheça os 5 maiores benefícios da corrida para o corpo

Fazer atividades físicas é uma necessidade para a saúde do ser humano, mas é muito comum encontrar pessoas que não gostam nenhum pouco da prática. Muita gente afirma que os exercícios podem ser entediantes e abrem mão de realizá-los, adotando uma rotina sedentária, o que pode ser bem perigoso! No meio do leque de opções de mexer o corpo, está a corrida, um dos mais completos e gratificantes exercícios aeróbicos.

Sabe o que é melhor? Existem inúmeras evidências científicas dos muitos benefícios da corrida para o corpo, inclusive, as vantagens para a saúde são maiores do que em qualquer outro exercício intenso realizado regularmente. Separamos 5 deles para comprovar que correr é a melhor escolha para viver bem. Já colocou o tênis? Então, vamos lá!

5 benefícios da corrida para o corpo

1. Auxilia na saúde do coração

saude-corrida

O coração é um um dos principais beneficiados pela prática da corrida.

A saúde do seu coração só tem a ganhar com as corridas, mesmo que elas sejam feitas em velocidade lenta. Isso acontece porque, sempre que você faz esta atividade a frequência cardíaca aumenta, fortalecendo os músculos do coração e prolongando a sua capacidade de bombear o sangue.

Correr também pode prevenir muitas doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol. Nós fizemos um guia sobre este assunto e você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

2. Fortalece os ossos

Além de melhorar a postura, correr regularmente pode fazer com que os ossos, a cartilagem e os músculos (principalmente dos membros inferiores) sejam fortalecidos. As corridas aumentam a produção de massa óssea e impedem a perda dela de acordo com a idade. Outros exercícios de baixo impacto como a natação e as caminhadas também podem ser igualmente benéficos.

3. Correr emagrece

corrida-emagrecer

A corrida contribui para a perda de gordura e emagrecimento.

A queima de calorias é uma das principais características da corrida, justamente por causa do excesso de consumo de oxigênio pelo organismo durante a prática. E olha que nem precisa ser um atleta para ver os efeitos, viu? Isso porque este resultado ocorre principalmente em corridas com ritmo mais lento.

Você também pode gostar de ler:
5 maneiras poderosas para prevenir a obesidade
Os principais benefícios dos exercícios físicos para o corpo

4. Dá resistência muscular

Quadríceps, glúteos, panturrilha, pernas, etc. Estes são alguns dos membros em que o exercício de correr exerce alto impacto. O aumento das contrações no período em que o exercício é realizado faz com que o tônus muscular seja melhor trabalhando, dando resistência física e firmeza aos corpo e aos movimentos.

5. Previne e trata a osteoporose

A osteoporose é uma doença que tem como principal característica a perda de massa óssea. Geralmente, ela está associada com a idade ou a perda de cálcio. A corrida estimula a formação desta massa, o que consequentemente previne lesões. Ah, é sempre bom lembrar que esta vantagem pode ser obtida através de qualquer exercício de impacto.

A saúde mental também importa

A esta altura do texto você já deve estar bastante empolgado com tantos benefícios que a corrida pode trazer para o corpo, não é? Sabe o que é melhor? O exercício também pode fazer muito bem para a mente! Redução do estresse, melhora da qualidade do sono e do humor são algumas das muitas mudanças sentidas pelo corredor que quer mais qualidade de vida!

Agora que você já conhece os 5 principais benefícios da corrida, confira estas 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação