Você está acima do peso? Dicas para cuidar da saúde e evitar doenças!

Está acima do peso? Veja dicas para cuidar da saúde!

Quando o corpo dá os sinais de que algo estranho está acontecendo uma mudança drástica de vida pode ser a única saída. Se esses sintomas são simplesmente ignorados, só a ajuda médica não vai poder amenizar quadros clínicos mais complexos. É o caso das pessoas que estão acima do peso ou que sofrem de obesidade.

Segundo os especialistas, há mais de 2 bilhões de obesos em todo o mundo. O excesso de peso já é considerado um dos grandes males do século. Para você ter ideia, esse número representa quase 30% da população mundial! O resultado disso não é nada bom.

Para os obesos e as pessoas acima do peso, os problemas relacionados à saúde sempre são passíveis de tratamento. Mas, o que de fato, caracteriza um obeso? Antes mesmo de nos aprofundarmos no assunto, gostaríamos de indicar a você o nosso infográfico sobre a obesidade que está repleto de informações valiosas sobre as causas, as melhores formas de combater o problema, entre outros, tudo de uma forma bem ilustrada e acessível.

Clique aqui para receber o material gratuitamente.

Infográfico Obesidade

O que é a obesidade?

A obesidade é o excesso de peso que uma pessoa adquire em vida e que, com o passar do tempo, pode vir a gerar doenças. O organismo passa a acumular muita gordura no corpo, gerando problemas físicos e emocionais.

O fato de os obesos e pessoas acima do peso comerem mais do que necessitam é um sintoma de desequilíbrio que pode ser causado por fatores fisiológicos e hormonais. Além disso, essa compulsão por comida pode ser uma reação a quadros de ansiedade e depressão.

A verdade é que a obesidade também é um grande desequilíbrio geral em todo o metabolismo energético. Esse problema pode ser causado por:

  • sedentarismo;
  • ansiedade;
  • problemas hormonais;
  • insônia;
  • medicamentos;
  • bulimia;
  • diabetes;
  • fatores genéticos;
  • traumas emocionais.

Entre outros.


Complemente o seu conhecimento:
Dê adeus ao sedentarismo
10 dicas para uma alimentação saudável


Doenças que podem afetar pessoas acima do peso

O excesso do peso é um problema que pode gerar outros grandes problemas, como:

  • Doenças cardiovasculares (hipertensão arterial; anginas; infarto; colesterol alto);
  • Diabetes;
  • Problemas respiratórios (apneia do sono);
  • Problemas no aparelho urinário e reprodutor (incontinência urinária; infertilidade; amenorreia);
  • Dificuldades no sistema Ósseo-muscular;
  • Problemas no metabolismo (câncer; síndromes metabólicas; gordura abdominal em acúmulo, gota e pedras na vesícula).

Esses riscos à saúde podem gerar complexidades mais graves se não forem tratados com antecedência. Inclusive, a obesidade e o excesso de peso podem levar os pacientes à morte. Isso sem falar nos diversos transtornos que aparecem com os problemas de ordem física, como a/o:

  • Baixa autoestima;
  • Isolamento social;
  • Depressão.

Como vimos, a obesidade tem fatores psicossomáticos. No entanto, a sua prevenção requer uma certa dose de disciplina e perseverança. Além disso, é preciso bastante reconhecimento e ajuda de amigos e família.

Consultar um nutricionista é aconselhável, já que o segredo da prevenção encontra-se diretamente ligado à alimentação. Quando a obesidade foca no desejo de mudar de vida, o problema deixa de ser um bicho papão e passa a ser visto com outros olhos.

Veja o nosso Santa Dica sobre obesidade com o endocrinologista Thiago Veríssimo: 

Formas de tratamento da obesidade

Há múltiplas formas para os obesos se tratarem. De simples métodos disciplinares até faraônicos processos de saúde, mas tudo depende de cada pessoa e contexto.

Primeiramente, uma alimentação rica em legumes, verduras, fibras, grãos, muita água, chás detox ajuda bastante. Além disso, a preferência por alimentos naturais aos industrializados e processados quimicamente é fundamental. Evite sempre os que são campeões em açúcares como refrigerantes, fast food, gordurosos em frituras, doces, etc.

Se houver um regulamento de horários certos para cada refeição, evitando a busca compulsiva por lanches nos intervalos, já será ótimo!

As atividades físicas são outra parte importantíssima do processo. Manter-se sempre ativo, seja com caminhadas, seja com exercícios de alongamento e de força, é uma ótima pedida para equilibrar a alimentação.

Quem não gosta de academias, pode buscar saídas como o yôga, as artes marciais e a ginástica, que podem ser feitas em casa. Mas vale lembrar que o importante mesmo é fazer alguma atividade física, não importa qual nem o momento. Afinal, nunca é tarde para mudar!

O autocontrole (medir o peso na balança, fazer checagem geral com frequência no médico – uma vez por ano) também deve fazer parte do novo planejamento. Embora os primeiros meses sejam os mais difíceis, é possível sair dessa. Conforme o passar do tempo, certamente seu corpo e sua mente vão ficar mais fortes.

Um dos benefícios, inclusive, é o de comer apenas quando sentir fome de verdade.

Saiba como ganhar mais saúde e qualidade de vida com dicas simples e práticas. Ideal para pessoas que estão acima do peso, nosso guia especial vai mostrar a importância da atividade física para seu corpo.

Clique na imagem abaixo para acessar o conteúdo completo. 

Ebook A importância da atividade física para a saúde

Leave A Reply