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Saúde

Cuidados com a exposição ao sol

O sol é extremamente importante para a nossa saúde, mas a ultra exposição ao seu calor e aos seus raios solares pode ser prejudicial à saúde, por isso, assim como qualquer outra coisa na vida é necessário que haja um equilíbrio para que não se torne algo prejudicial.

Em um país como o Brasil, de clima tropical e ocorrência de altas temperaturas (em algumas regiões, durante o ano todo), os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados. Em qualquer época, a proteção da pele é extremamente necessária. A radiação solar é responsável por queimaduras, câncer de pele, envelhecimento cutâneo, manchas e outros problemas de saúde.

O sol traz benefícios para o corpo humano. Isso por ser fonte de vitamina D e evitar algumas doenças ósseas, que ocorrem, principalmente, em mulheres, além de funcionar na prevenção contra a depressão. Entretanto, exageros não devem ser cometidos: é preciso evitar exposições prolongadas e repetidas, especialmente no período entre 10h e 16h, momento de grande incidência de raios ultravioleta B, os principais responsáveis pelo surgimento do câncer de pele.

Cuidados com a exposição ao sol

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O uso do protetor solar é indispensável para prevenir o câncer de pele.

Roupas e acessórios as roupas e acessórios utilizados enquanto se está exposto ao sol é um ponto que deve ser levado em conta, é importante que sejam utilizadas peças de algodão que retêm cerca de 90% das radiações ultravioleta (UV), enquanto os tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30% e podem provocar irritações cutâneas, pois impedem a pele de respirar. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, material que absorve 50% da radiação UV. O uso de óculos de sol previne catarata e lesões na córnea.

Filtro solar

Deve ser aplicado diariamente e não apenas em momentos de lazer ou exposição ao sol. O sol do dia a dia envelhece a pele, leva à formação de manchas e contribui para o surgimento do câncer de pele. Por isso, aplique filtro solar todos os dias pela manhã. A quantidade deve ser equivalente a cinco pinguinhos distribuídos uniformemente na testa, bochechas, queixo e nariz. Não há necessidade de reaplicação, desde que você use filtro solar com fator 30 ou superior e passe o dia em ambiente fechado. Produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) de ao menos 15 ou 20 podem ser utilizados no dia a dia, e com FPS igual ou superior a 30, para exposições mais longas à luz solar (na praia, piscina, pescaria, entre outros).

O filtro solar adequado para proteger contra os raios UVA e UVB deve ser aplicado em todas as partes do corpo (incluindo mãos, orelhas, nuca, pés e, no caso dos calvos, a cabeça) 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas (esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou contato com a água).

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Mesmo em dias nublados, 80% da radiação UV atravessa as nuvens e chega até nós. Portanto, o filtro solar é necessário também nestes dias.

Os lábios devem receber cuidados com o uso de protetores labiais. Bonés, viseiras ou chapéus ainda auxiliam na proteção da face. Em crianças, um filtro solar adequado para a pele sensível pode ser utilizado a partir dos seis meses de idade. Pessoas de pele oleosa podem optar por filtros em forma de loção ou gel. Já as de pele negra, apesar da proteção natural conferida pela maior quantidade de melanina produzida naturalmente, devem ter o mesmo cuidado com a fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer de pele e outros problemas.

Alimentação e hidratação

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Uma alimentação saudável consegue prevenir os danos causados pelos efeitos nocivos do sol.

A ingestão de água (no mínimo, dois litros por dia), suco de frutas e água de coco é imprescindível para manter o corpo hidratado. Um bom hidratante ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% e 30%. Alguns alimentos, principalmente frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, podem ajudar a prevenir os danos causados pelo sol à pele. Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, por exemplo, contêm carotenoides, substância que retém a radiação UV.

Durante dias com altas temperaturas, a temperatura corporal também aumenta e o organismo tem dificuldade de digerir alimentos mais gordurosos. Nestes dias, é melhor dar preferência aos que contêm baixo teor de carboidratos e maior proporção de fibras, pois ajudam na hidratação e previnem os sinais do envelhecimento. Se não tivermos cuidado, o sol pode provocar: desidratação, insolação, queimaduras, descamação, dor, pele vermelha, entre outras. Siga as recomendações e mantenha-se hidratado!

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