Santa Entrega: 3212.8000
Estilo de vida Saúde

Dê adeus ao sedentarismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) se você não realiza pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia você é sedentário, isso pode pegar muitas pessoa de surpresa mas o sedentarismo pode acarretar doenças mais graves, por isso é importante dar ‘tchau’ para o sedentarismo e ‘oi’ para a saúde.

A medicina já comprovou que movimentar o corpo e realizar exercícios é extremamente importante e fundamental para a saúde. As inovações tecnológicas que tanto facilitam a nossa vida acabaram nos prejudicando e tornando ainda mais sedentários.

O sedentarismo é basicamente a falta da prática de esportes ou atividades físicas, mas pode acarretar muitos problemas com sua chegada, como por exemplo a obesidade, diabetes, problemas físicos, musculares, e até doenças cardiovasculares.

Para evitar que essas doenças ocorram e que a saúde melhore é essencial a prática de atividades físicas, quando o corpo se movimenta o bem-estar e a saúde melhoram consideravelmente.

Deixar de lado o sedentarismo não é uma tarefa muito fácil. Para muitas pessoas, isto pode significar uma mudança significativa em suas vidas. É necessário uma mudança de comportamento, hábitos e na vida social.

O primeiro passo é motivar-se. Faça algo que lhe proporcione ânimo para começar e persista no seu foco.

Com o fim do sedentarismo nota-se algumas mudanças positivas no corpo: Ajuda a controlar o peso corporal, contribui para ossos, articulações e músculos sadios, reduzindo assim o índice de quedas em idosos, ajuda a aliviar a dor da artrite, artrose e outras doenças ósseas, diminui os sintomas de ansiedade e depressão e estão associadas ao menor número de hospitalizações.

Espante a preguiça com atividades que, além de ajudarem a eliminar os quilinhos extras, beneficiam outras áreas da saúde, isso porque manter o sedentarismo por anos pode comprometer várias áreas do organismo, fazendo com que ele sofra com o envelhecimento precoce.

Para obter um resultado melhor e ter uma vida saudável é imprescindível aliar atividades físicas e boa alimentação, com muitas frutas, verduras, vegetais e evitar alimentos condimentados.

Procure sempre ingerir alimentos para fortalecer a musculatura e que sejam saudáveis, com baixa caloria, para não atingir o sobrepeso. Opte por sucos detox, naturais, e procure evitar refrigerantes e sucos industrializados. Corra de alimentos muito gordurosos que possam desencadear futuras doenças cardíacas e a obesidade. Diminua o açúcar, tente substituí-lo pelo adoçante. Mantenha uma rotina saudável, e alimentos ricos em nutrientes e baixa caloria.

Fuja do sedentarismo, a atividade Física é tão importante quanto alimentar-se e dormir bem.

Invista, pelo menos, 30 minutos do seu dia em exercícios com intensidade moderada. Isto será suficiente para tirá-lo da vida sedentária. Você também pode dividir esses 30 minutos em 3 períodos de 10 minutos cada. Siga o seu ritmo e verá os resultados no seu corpo, atividades físicas geram energia

– Pratique alguma atividade física que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado, para evitar interrupções;

– Realize pequenas alterações em sua rotina, tais como: trocar o elevador pela escada, lavar o carro, estacionar o carro distante do local de destino;

– Procure sempre a orientação de um profissional antes de realizar seus exercícios físicos para garantir sua segurança e saúde.