Descubra as 5 doenças que mais afetam a saúde dos papais

Forte, destemido e indestrutível! É assim que a maioria das pessoas veem um pai. Mas fique sabendo que até eles precisam cuidar da saúde do corpo e da mente para continuarem sendo os superprotetores da família. É importante que os paizões tenham uma boa alimentação, façam exercícios físicos com regularidade e evitem os vícios. Para mostrar para você o quanto estes hábitos são importantes, listamos, neste post, as 5 doenças que mais afetam a saúde dos homens. 

5 doenças que afetam a saúde dos pais

1. Câncer de próstata

cancer-prostata-saude-papai
Câncer de próstata está entre as doenças que mais acometem os homens.

Este é o tipo de câncer mais comum entre os homens, daí a importância de prevenir e realizar os exames pertinentes para evitar a doença. A maior recorrência do câncer de próstata está nos papais que têm mais de 65 anos, mesmo assim, é de extrema importância visitar um especialista a partir dos 45. Quando diagnosticado precocemente, o câncer tem riscos de mortalidade reduzidos.

2. Obesidade

A obesidade está ligada a diversos fatores: sociais, ambientais, comportamentais, psicológicos, etc. Os principais hábitos que podem levar a esta condição é a adoção de um estilo de vida perigoso. Em outras palavras, ter uma rotina sedentária e uma dieta rica em gorduras e açúcares podem deixar o indivíduo cada vez mais próximo de estar obeso. Esta doença também é a porta de entrada para as complicações cardiovasculares, das quais nós vamos falar no próximo tópico.

Você também pode gostar de ler:
Vai ser pai? Veja como ajudar nos cuidados com o bebê
Corpo e bem-estar: os cuidados básicos que fazem a diferença

3. Doenças cardiovasculares

cardiovasculares-papai-doenca-saude
Por causa da falta de cuidados com saúde, muitos papais estão propensos a adquirir doenças cardiovasculares.

Muitos papais sofrem com os males causados pelas famosas doenças do coração. As principais são infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), arritmia cardíaca e hipertensão arterial. Assim como a obesidade, as causas das doenças cardiovasculares podem ser genéticas, mas o principal motivo são os comportamentos negativos corriqueiros, como a má alimentação, o tabagismo, o colesterol alto, etc. Para evitar sustos, os homens precisam fazer consultas médicas periódicas, controlar o peso e realizar constantes avaliações físicas e nutricionais.

4. Câncer de pulmão

Um dos grandes responsáveis por esta doença é o tabagismo, mas outros fatores de risco como o fumo passivo, a inalação de agentes químicos e a poluição do ar podem desencadear o problema. O câncer de pulmão tende a ser extremamente agressivo e se tornar metastático, ou seja, se espalhar rapidamente para outras áreas do corpo.

5. Diabetes

diabetes-papai-doenca-saude
A diabetes surge por causa da alta taxa de glicose presente no sangue.

Esta é uma doença tão comum quanto silenciosa nos homens, principalmente em seu estágio inicial. A diabetes pode ser cruel, por isso, fique atento aos sintomas que podem ser manifestar pela quantidade desproporcional de urina por dia ou até mesmo pela necessidade de beber água mais do que o normal. Em todo caso, o melhor remédio é adotar hábitos saudáveis que possam deixar o pai longe deste problema. Controlar a glicose no sangue e o sobrepeso, além de manter uma alimentação saudável para o corpo podem ser um ótimo começo!

Agora que você já sabe as doenças que mais afetam a saúde dos pais, confira 5 práticas simples que podem deixá-los com uma saúde de ferro!

Leave A Reply