Santa Entrega: 3212.8000
Sabe o que são doenças cerebrovasculares? Leia e descubra!
Saúde

Sabe o que são doenças cerebrovasculares? Leia e descubra!

O cérebro é principal órgão do sistema nervoso dos seres humanos. Só para você ter uma ideia, as doenças que podem afetar essa região causam milhares de mortes, ano após ano, no Brasil e no mundo. Mas você já ouviu falar nas doenças cerebrovasculares?

O nome pode até não fazer parte do seu cotidiano, mas saber o que são elas e tomar as precauções para preveni-las é fundamental. Pode ficar tranquilo. Nós, da Santo Remédio, vamos mostrar para você como as doenças cerebrovasculares podem afetar o seu bem-estar e quais são as suas consequências.

Um grande risco para a saúde

As doenças cerebrovasculares estão relacionadas a patologias que atingem os vasos dos cérebro e podem danificar o funcionamento e a estrutura dele, a longo prazo. Elas acontecem quando as condições de circulação do fluxo sanguíneo são dificultadas de forma momentânea ou permanente em uma área do cérebro.

Estes são os tipos de doenças cerebrovasculares mais frequentes:

Isquêmico: é causado pelo bloqueio de fornecimento de sangue para parte do cérebro. Isso resulta na falta de oxigênio para o órgão. Mais da metade dos casos de doenças cerebrovasculares são isquêmicos. A condição precisa de avaliação médica imediata.

Hemorrágico: quando um vaso se rompe e causa extravasamento de sangue na superfície do cérebro acontece uma hemorragia. Trata-se de uma emergência médica que precisa ser tratada o mais rápido possível para evitar complicações graves, danos cerebrais e morte.

Os principais fatores de risco

A prevenção da doenças vasculares cerebrais está diretamente ligada à compreensão dos fatores de risco. Algumas pessoas apresentam maior predisposição a elas devido a fatores genéticos que não podem ser modificados. No entanto, mudar alguns hábitos de vida pode ajudá-lo a se manter longe dessa condição desagradável.

Isso porque pessoas diabéticas, hipertensas, fumantes, sedentárias e que não se alimentam de forma saudável estão muito mais sujeitas ao aparecimento desse tipo doença. Por isso, é melhor cortar o mal pela raiz e começar a repensar alguns costumes.


Leia também:

Dor de cabeça: é melhor ficar atento aos sinais

Quais sintomas podem indicar doenças no coração?


As doenças cerebrovasculares mais comuns

As doenças cerebrovasculares isquêmicas dão conta da maior parte dos casos. A maioria delas tem como origem a aterosclerose, que ocorre quando há altos níveis de colesterol e consequente inflamação das artérias do cérebro. No entanto, todos os tipos de doenças vasculares cerebrais são progressivos, lentos e podem trazer sérias consequências.

Confira as doenças cerebrovasculares mais frequentes:

Embolia cerebral: é de origem isquêmica e se produz por um êmbolo, ou seja, um pedaço de placa que se desprende da artéria e chega ao cérebro. Os sintomas podem envolver o adormecimento de um lado do corpo, dificuldade de expressão e de comunicação.

Trombose cerebral: ela dá origem ao acidente vascular cerebral (AVC). A trombose se dá devido ao estreitamento de alguma das artérias por conta de algum tombo que bloqueia o fluxo sanguíneo.

Hemorragia cerebral ou intracerebral: os maiores desencadeadores de hemorragias são os aneurismas. Trata-se da dilatação da parte fraca de um vaso sanguíneo no cérebro. No momento em que o aneurisma se rompe, acontece a hemorragia.

Este conteúdo ajudou você? Cuidar da saúde e saber como prevenir doenças deve ser uma prioridade. Sabendo disso, nós queremos ajudar você a ter mais qualidade de vida, por isso continuamos produzindo conteúdos como este. Como você viu, o diabetes é um fator de risco para as doenças cerebrovasculares.

No nosso guia exclusivo O sabor amargo da diabetes: conheça as causas, os sintomas e os principais tipos da doença você vai entender melhor sobre essa condição.
Para acessar o conteúdo completo e ficar por dentro desse assunto tão sério, basta clicar aqui.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação