Santa Entrega: 3212.8000

Descubra os principais cuidados antes de praticar esportes

A prática de esportes aliada a uma alimentação saudável traz benefícios não só para a saúde do corpo, mas para a saúde mental. Além de melhorar o tônus muscular, uma rotina regular de exercícios melhora a qualidade do sono, da autoestima, da vida sexual como também previne o câncer e desacelera o envelhecimento. Ah, ela ainda é um excelente aliado contra a depressão. No entanto, antes de se matricular em uma academia ou procurar algum tipo de atividade, é preciso tomar alguns cuidados. Quer saber como começar a prática de esportes com o pé direito? Leia nossas dicas!

Faça uma avaliação com um profissional qualificado para a realização dos esportes

Homem sendo atendido pelo médico

Profissionais capacitados são importantes para orientar à prática correta de modalidades esportivas.

A avaliação física é de suma importância para a prática correta de esportes. Modalidades de alto impacto como lutas e crossfit, por exemplo, precisam de uma avaliação criteriosa, pois podem causar lesões. Nas academias, é comum que o educador física faça o exame, mas em casos de pessoas com algum tipo de problema físico, o médico ortopedista ou o fisioterapeuta devem ser consultados. No caso de atividades muito intensas, como o muay thai, o jiu-jitsu e o MMA, um exame cardiovascular pode ser necessário, pois esses esportes exigem muito esforço físico. Vale ressaltar que pessoas com problemas nas articulações não podem praticar esse tipo de esporte. Por isso, devem consultar um especialista antes de iniciar qualquer atividade, pois o profissional orienta quanto à atividade mais adequada.

Faça suplementação apenas se for necessário

Os esportes são excelentes aliados para quem deseja ganhar massa magra e definir os músculos. Nesses casos, a suplementação com proteínas ajuda muito no processo. Mas, nem todas as atividades necessitam do uso desses produtos. A corrida e o ciclismo, por exemplo, são duas modalidades que dispensam o uso dos suplementos.

Claro que os suplementos não são indicados apenas para ganhar músculos. Há produtos que ajudam o atleta a ganhar energia e disposição durante os treinos. No entanto, a suplementação só deve ser usada com orientação profissional. Um nutricionista ou um médico ortomolecular podem ajudar nesses momentos. O uso de suplementos sem orientação não trará os resultados desejados e ainda vai causar prejuízos financeiros, pois esses produtos não são baratos.

Você pode gostar também de:

Atividades físicas para idosos
Como ter mais energia no dia a dia

Cuide de sua alimentação

Um prato com comida saudável

Alimentação saudável é a melhor aliada para potencializar os resultados da prática de esportes.

A prática de esportes sem uma dieta equilibrada não traz os devidos benefícios. Por isso, os atletas devem adotar hábitos alimentares saudáveis e consumir frutas, legumes, verduras e carnes. Grãos integrais e cerais também devem ser incluídos na alimentação dos atletas. Além disso, é importante ficar atento ao consumo de alguns nutrientes, que são essenciais para alcançar bons resultados durante os treinos. Alimentos ricos em proteínas, por exemplo, são os melhores aliados na conquista de um corpo musculoso. Já os carboidratos são essenciais para ganho de energia durante os treinos.

O ideal é procurar o auxílio de um nutricionista ou nutrólogo, para que ele crie um cardápio, de acordo com os resultados pretendidos. Vale ressaltar que sem a devida orientação profissional, a prática de esportes não vai proporcionar os resultados desejados e ainda pode trazer riscos à sua saúde, pois você pode sofrer algum tipo de lesão durante os treinos.

Agora que você já sabe como começar a praticar esportes com o pé direito, está na hora de aprender como dar adeus ao sedentarismo.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação