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Alimentação

Festas de fim de ano: dicas para uma alimentação saudável

O Natal e o Ano Novo estão chegando e muita gente já está pensando nos pratos que vão preparar para as festas de fim de ano. É claro que entre tantas guloseimas, fica difícil resistir às tentações. Mas é bom ter cuidado com os alimentos ricos em gordura, açúcar e sal. Afinal, você não vai querer prejudicar a sua saúde numa época tão legal e divertida como essa, não é?

Confira abaixo uma série de dicas que nós, da Santo Remédio, preparamos para você que quer se alimentar bem, mantendo o corpo em forma.

1. Não se esqueça das frutas e verduras

Escolha os alimentos naturais. Frutas como pêssego, uva-passa, mamão e banana fornecem o máximo de fibras e vitaminas que o nosso corpo merece. Uma opção bem criativa é fazer espetinhos com vários pedaços como alternativa aos enlatados. Fica bonito e faz bem para o organismo.

2. Maneire no consumo de refrigerantes

Outro vilão da nossa saúde é o refrigerante. Seja na ceia de Natal, seja na tradicional noite de Réveillon, ele está lá. Mas é importante ficar atento porque uma simples latinha contém quantidades muito altas de açúcar, um dos maiores causadores do aumento de peso e da obesidade. Ficou com sede? Então vá de suco.

3. Aposte nas entradas

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As verduras são a entrada perfeita para uma refeição rica em saúde.

Uma boa entrada faz a diferença na hora de saborear o prato principal. E as verduras podem ajudar. Invista nas saladas para não comer além da conta. Cenouras, alfaces, tomates podem ser consumidos com uma pasta de grão de bico.

4. Consuma bebidas alcoólicas com moderação

Não dá para falar sobre festas de fim de ano sem pensar nas bebidas alcoólicas, por exemplo. Mas é melhor se controlar, pois o álcool tem, aproximadamente, 7 kcal (quilocaloria) por grama. Ou seja, quanto mais você beber, mais kcal vai ingerir. Que tal uma taça de vinho ou de champanhe que é mais saudável em sua composição? Pense bem!

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5. Faça combinações balanceadas

O prato principal está muito “pesado”? Então, além de não pesar a mão, você vai ter de saber compensar na sobremesa. Não abuse dos doces preparados com muito creme de leite, leite condensado ou manteiga. Consuma os alimentos à base de frutas como os sorvetes.

6. Não exagere na quantidade

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Até mesmo alimentos saudáveis podem fazer mal se consumidos em excesso.

Praticar uma alimentação saudável é mais do que qualquer coisa entender que não podemos passar dos limites. Até mesmo os alimentos considerados benéficos precisam ser controlados, sabia? O azeite é um bom exemplo disso. Ele é ótimo para controlar os níveis de colesterol, mas em excesso, também faz mal e atrapalha o bom funcionamento do organismo.

Pensou naquele bacalhau? Tudo bem, mas use uma quantidade de azeite moderada. Quer tomar refrigerante? Não é indicado, mas você está livre para beber um pouquinho. Entendeu? É só saber dosar.

7. Prefira os grelhados aos alimentos fritos

Alimentos carregados de óleo são cheios de gordura. Eles contribuem para o entupimento dos vasos, para o aumento dos níveis de triglicerídeos, para a obesidade e tantos outros problemas de saúde. Portanto, opte pelos grelhados, quando for montar o seu prato.

Como eles utilizam o calor da chapa para ficarem prontos, não tem por que se preocupar com o excesso de gordura. Ah, eles também conservam melhor as proteínas do alimento porque, justamente, não utilizam água ou molhos para o cozimento.

O que achou do conteúdo? Temos certeza de que depois dessas orientações ficou mais fácil comer bem de um jeito leve e gostoso. Não se esqueça da importância das atividades físicas para manter o peso em dia. Tudo bem?

Mas não vá embora agora, não! Preparamos um infográfico completo e totalmente gratuito sobre a obesidade. Nele, mostramos as doenças mais comuns e o que você pode fazer para se prevenir contra o mal que já afeta milhões de pessoas no mundo todo. Clique aqui para acessar o material.

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