Santa Entrega: 3212.8000
Saúde

Doar sangue salva vidas, mas requer atenção. Confira!

Solidariedade é mesmo uma das coisas que quanto mais nós damos, mais nós recebemos, concorda? E é por pensar dessa maneira que muitos recebem uma (segunda) chance de viver. Doar sangue vai além do fato de garantir que os estoques não sejam reduzidos porque também significa oferecer, literalmente, uma parte de você a outras pessoas que lutam com esperança por dias melhores.

Mas tanta generosidade assim merece cautela, isso porque, para garantir que o procedimento realmente dê certo e possa ajudar alguém necessitado de verdade, é indispensável que o doador siga à risca algumas recomendações antes, durante e depois da doação. Nesta matéria, você vai conferir as principais dicas sobre o assunto para que tudo ocorra de forma tranquila e livre de problemas.

“Estou prestes a ir ao centro de coleta”

doacao-sangue

Antes de doar sangue, você precisar ficar atento aos requisitos!

A gente fica feliz com a sua decisão. Agora, é se preparar para o dia e até lá:
– Separar algum documento oficial de identidade com foto (RG ou CNH, por exemplo);
– Estar bem de saúde e evitar comportamentos que a coloquem em risco;
– Ter entre 16 (somente com a autorização dos pais) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos);
– Estar em dia com a balança (pesar mais de 50 quilos);
– Não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos até 4 horas antes de doar sangue).

Ah, é bom não se esquecer de reforçar a alimentação com alimentos ricos em ferro como as carnes, o feijão e as folhas verde-escuras como é o caso da couve. Faça um repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior e não consuma bebidas alcoólicas num prazo de 1 dia pré-doação.

“Já estou aqui, pronto para doar sangue!”

Ótimo! A partir de agora a orientação é manter a calma e aguardar o atendimento que é dividido em 4 etapas:

1. Entrada no local – você vai preencher alguns papéis com os seus dados pessoais (nome, endereço, número de telefone, etc.);

2. Histórico médico e exame minifísico – de acordo com as suas respostas, um profissional médico vai elaborar uma série de perguntas sobre a sua saúde física e o seu estilo de vida. Além disso, o teste conta com a aferição da pressão arterial e da temperatura, a medição do pulso e uma leve picadinha no seu dedo para verificar a quantidade de ferro que você tem no sangue.

3. Doação – é a hora em que você deita em uma maca para doar sangue. A transfusão não costuma durar muito porque em menos de 10 minutos tudo estará resolvido. Cerca de 1 litro de sangue é retirado das suas veias.

4. Alimentação – depois de assistir o próximo, nada melhor do que um bom lanchinho. Você ainda vai precisar esperar uns 15 minutos para observação. Durante esse tempo, a equipe médica vai oferecer algumas comidas rápidas para que os fluidos perdidos sejam recuperados.

“Acabei de sair. O que posso ou não fazer?”

doacao-sangue

Ao sair do centro de coleta, esteja atento a alguns cuidados.

Excelente! Fique sabendo que o seu sangue poderá beneficiar até 4 pessoas diferentes. Legal, né? Mas não ache que você está liberado para extravasar, já que deve:
– Evitar esforços físicos exagerados por até 12 horas;
– Aumentar a ingestão de líquidos;
– Não fumar por cerca de 2 horas;
– Ficar longe do álcool por 12 horas;
– Deixar o curativo por, pelo menos, 4 horas.

Vale a pena aprender mais

– Determinados impedimentos temporários para doar sangue são a febre, a gripe ou o resfriado, a gravidez, o uso de alguns medicamentos, os comportamentos de risco para DSTs e as vacinas (o período varia de acordo com os tipos delas);

– Já certos impedimentos definitivos são a Hepatite contraída após os 10 anos de idade, a evidência clínica de doenças como as Hepatites B e C, a AIDS (vírus HIV),  as patologias relacionadas ao vírus HTLV I e II e à Doença de Chagas, a Malária e o uso de entorpecentes.

– O local para doar sangue em Manaus:
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas – HEMOAM
Endereço: Av. Constantino Nery , 4397 Chapada
Telefone: (92) 3655-0100

Gostou do conteúdo? Então leia a nossa matéria Doe sangue e faça sua parte que está recheada de informações novas e surpreendentes sobre o tema.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação