Exame de bioimpedância: o que é e como funciona

Você sabe o que é e como funciona o exame de bioimpedância?

O exame de bioimpedância é muito comum para pessoas que praticam ou desejam realizar atividades físicas. Ele disponibiliza informações precisas sobre a composição corporal. Mas, calma! Não se trata de nenhum exame complexo para detectar algum tipo de doença. É apenas um procedimento simples que tem bastante utilidade para quem deseja entrar em forma ou fazer mudanças radicais no corpo.

Quer saber mais sobre esse exame e como ele pode trazer benefícios na conquista de um corpo mais saudável? Então confira nosso post!

O que é para que serve o exame de bioimpedância?

É um exame que mede toda a composição corporal. Durante a avaliação, o profissional verifica a quantidade de massa magra, gordura e água na composição do organismo. A bioimpedância serve para fornecer dados precisos para a montagem do IMC (Índice de Massa Corporal) do indivíduo.

Você também pode gostar de ler:
– Estilo de vida fitness: conheça 5 mitos famosos sobre o assunto
– A dieta perfeita e a suplementação ideal para cada biotipo
– Em busca do corpo ideal? A suplementação pode ajudar você!

Quais são os benefícios do exame?

Quem pratica atividade física deseja fazer mudanças no corpo e, para atingir esse objetivo, é necessário saber exatamente qual a quantidade de gordura corporal e massa magra presente em seu corpo. Somente com informações precisas, os profissionais de educação física e nutrição conseguem criar uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, de acordo com os objetivos de cada um.

Dessa forma, é possível ter um acompanhamento preciso sobre a perda de gordura e o ganho de massa magra. O exame funciona como um orientador qualificado para que as metas de treino sejam mais efetivas e o atleta consiga melhores resultados.

Como funciona o exame de bioimpedância?

O exame é bem simples, rápido e indolor. No entanto, é necessário um aparelho específico para medir as informações corpóreas. Esse aparelho transmite uma pequena corrente elétrica que percorre o organismo detectando informações realistas sobre a porcentagem de gordura, massa magra, água corporal, entre outras informações.

A avaliação pode ser realizada com o auxílio de uma balança especifica ou de um pequeno aparelho. O profissional responsável, por sua vez, pressiona levemente as partes do corpo que vai avaliar. A diferença entre os dois métodos é que a balança oferece resultados mais precisos. No caso do aparelho de mão, ele se refere à composição do tronco, braços e cabeça. Então, para ter resultados mais precisos é importante utilizar os dois métodos.

Qual especialista pode realizar o exame?

O exame de bioimpedância pode ser realizado por profissionais de educação física, por médicos e nutricionistas. Apesar de ser um exame simples, ele tem um valor, que pode variar de acordo com o local onde a pessoa mora e o nível de especialização do profissional.

Agora que você já sabe como o exame de bioimpedância pode ajudá-lo a manter uma boa saúde, está na hora de dar adeus ao sedentarismo. Essa pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, criamos um material exclusivo com 7 passos fundamentais rumo a uma vida mais saudável. Baixe o material clicando na imagem abaixo.

Infográfico 7 passos para abandonar o sedentarismo

Leave A Reply