Gravidez saudável: conheça os melhores exercícios para grávidas

Atividade física em qualquer momento da vida é muito importante e durante a gravidez não é diferente. Confira quais os melhores exercícios para grávidas.

A gravidez é um período de grande mudança para a mulher, tanto no corpo, no psicológico como no comportamento. Neste momento tão importante as futuras mamães precisam adotar algumas medidas para garantir uma gestação saudável e mais tranquila.

Os exercícios durante a gravidez são muito importantes e fazem muito bem para a mãe e o bebê. Claro que tudo deve ser feito sob orientação médica, pois é ele que irá indicar os exercícios ideais para cada grávida e em alguns casos eles são descartados.

A prática de exercícios pode ser iniciada em qualquer momento da gestação e são úteis para facilitar o trabalho de parto normal e o retorno ao peso ideal após o parto. Além de proporcionar mais disposição, menos inchaços e enjoos, diminuir as dores nas costas e articulações e prevenir doenças como, diabetes gestacional e hipertensão arterial, que pode levar a uma pré-eclâmpsia.

O ideal é que a mãe se exercite pelo menos 30 minutos, de 3 a 5 dias por semana. Você se interessou pelo assunto? Para ajudar você, separamos alguns exercícios para grávidas que são ótimos. Confira!

Caminhada

Para as mulheres que eram sedentárias antes da gravidez podem investir em uma vida mais saudável através da caminhada. Um exercício mais leve ajuda a aumentar a resistência e a força nas pernas. O movimento dos quadris durante a caminhada ajuda a encaixar melhor o bebê, o que deve facilitar o parto normal.

É importante saber que alguns cuidados devem ser tomados, como evitar percursos íngremes que podem sobrecarregar as articulações e aumentar a frequência cardíaca. Lembre-se de manter uma boa postura e não forçar a coluna.

Pilates

O pilates é um método de fortalecimento e alongamento dos músculos realizado com exercícios suaves controlados através da respiração. A prática desse tipo de exercício ajuda a fortalecer as pernas e dos braços, já que a mãe terá que carregar o bebê durante algum tempo. Melhora também a postura evitando futuras dores na coluna pelo peso da barriga.

O pilates trabalha também com o fortalecimento da região do períneo, um ótimo aliado no combate à incontinência urinária, além de auxiliar na contração abdominal, preparando a grávida para o momento do parto.

Para evitar problemas, o pilates deve ser realizado através de supervisão de um profissional. Evite exageros e movimentos que comprimam a barriga.

Natação

A natação é um exercício bem recomendado para as grávidas, pois na água, a gestante se sente mais segura já que o risco de quedas e impactos é bem menor. A natação permite que o corpo inteiro das mamães seja trabalhado de uma vez só.

Além de reduzir o acúmulo de líquidos nos membros, relaxar e fortalecer a musculatura, melhorar a circulação e melhorar qualidade de vida para a mãe e um desenvolvimento mais saudável para o bebê.

Existe alguns cuidados a se tomar, as grávidas com menos de três meses, por exemplo, devem esperar mais um pouco, pois há risco de aborto espontâneo. A temperatura da água no inverno deve atingir o máximo de 32 ºC e no verão, 29 ºC, para evitar uma hipertermia.

Yoga

A Yoga é uma atividade que não trabalha apenas o corpo, mas também a mente para a gestante aprimorar sua relação com as mudanças física e psicológicas durante a gravidez.

A atividade proporciona também alívio nas tensões, relaxamento e equilíbrio, importantes tanto para a mãe quanto para o bebê. Nas últimos trimestres da gravidez é recomendado trabalhar as técnicas de respiração que vão ajudar a grávida a ganhar mais energia, disposição e equilíbrio.

Alongamentos

Os alongamentos podem ser realizados com frequência até o nascimento do bebê. Pode começar com exercícios leves e de acordo com o desenvolvimento físico aumentar a dificuldade. Antes de qualquer atividade física é indispensável a realização de alongamentos.

Se a grávida sentir qualquer sintoma desagradável como dor abdominal, corrimento ou perda de sangue pela vagina, enquanto realiza o exercício ou algumas horas após a aula deverá buscar auxílio médico.

Gostou desse post? Agora é só consultar o médico, saber qual exercício indicado e começar as atividades. Para saber mais sobre soluço no bebê: por que é tão comum e como se livrar dele rapidamente?