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Futebol e alimentação: o que comer para manter o ritmo?

Que o futebol é uma paixão nacional, a gente já sabe, certo? Mas a prática desenfreada desse tipo de esporte sem os devidos cuidados alimentares ameaçam a sua saúde e podem até impedir você de bater aquela bola. Nessas horas, contar com uma alimentação correta é o seu principal recurso para ter um excelente rendimento. Confira neste post o que você DEVE comer para manter o ritmo durante as partidas e absorver ao máximo os benefícios que o futebol pode proporcionar.

Carboidratos

Apesar de serem considerados os vilões de muitas dietas, ingerir carboidratos antes do treino pode potencializar a sua performance em campo. Isso acontece porque esses macronutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e para a proteção dos músculos. Eles ainda podem ser uma ótima fonte de energia. Lembre-se sempre de que você deve comer carboidrato ANTES do jogo, para que DURANTE a partida ele faça a diferença.

Os alimentos que contém carboidrato mais indicados são as/o(s):

  • Massas
  • Arroz
  • Pães
  • Cereais

Beba água durante a partida de futebol

Um copo d'água para repor as anergias no futebol.

Beber água repõe o líquido perdido durante exercício no jogo de futebol.

A hidratação é fundamental para manter um bom ritmo durante a partida. Muitos jogadores bebem energéticos e bebidas isotônicas, mas a boa e velha água mineral é a melhor opção, não tem segredos. Pense no quanto você corre durante a partida e na quantidade de líquido que perde pelo suor. Então, para que você não corra o risco de ficar desidratado no meio daquele jogo decisivo, não deixe de repor toda a água que você perdeu.

Vitaminas

Elas são indispensáveis para a manutenção da vida e o bom funcionamento do organismo. Ingerir vitaminas antes e depois do treino pode significar um ganho positivo na sua circulação sanguínea, na digestão e no seu sistema de defesa contra doenças. Frutas, verduras e legumes são essenciais. Você pode complementar as refeições com variedades de salada, ricas em vitaminas e minerais. Ah, e não esqueça: quanto mais colorido estiver o seu prato, maior o ganho nutricional necessário para dar um gás no jogo de futebol.

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Gorduras

Azeite de oliva para potencializar os resultados no futebol.

Gorduras insaturadas são consideradas saudáveis para o corpo.

Gorduras são uma ótima fonte de energia, mas é preciso moderação no consumo para não prejudicar seu rendimento no jogo. Existem dois tipos de gordura: saturadas (estão em alimentos de origem animal como carnes ou podem ser encontradas em comidas como bolachas recheadas e batata frita) e insaturadas (presentes em forma líquida em óleos de canola, soja e girassol). Dê preferência ao consumo da gordura insaturada, mais conhecida como a “gordura saudável”, pois ela aumenta o seu nível de colesterol bom (HDL) e auxilia na absorção das vitaminas que você ingere.

Proteínas

A partida terminou e você está exausto. Os estoques de carboidratos devem ser repostos em menor quantidade, mas agora é a hora de você comer bastante proteína. Esse nutriente vai reestruturar a sua massa muscular que foi comprometida intensamente durante o jogo de futebol.

Confira as opções de proteínas indicadas logo abaixo:

  • Carnes
  • Peixes
  • Leite
  • Ovos
  • Iogurtes

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