Vai começar a malhar? Aprenda aqui 7 gírias de academia

gírias de academia

As gírias são expressões criadas em grupos sociais específicos, regiões e localidades de qualquer lugar. O Brasil, então, é um país que reúne uma diversidade incrível de palavras que, dependendo do lugar, nem nós mesmos somos capazes de entender o que significam.

Nas redes sociais elas são bastante comuns. Quem nunca viu em algum lugar a expressão “No pain no gain”? E palavra “marombeiro”? Pois é, se você está pensando em entrar na academia, é bom não ignorar este artigo. Nós, da Santo Remédio, vamos mostrar 7 gírias mais comuns nas academias. Preparado? Confira!

1. Frango de academia

Algum palpite do que isso significa? Quem ainda não é adepto das atividades físicas e esbanja um corpo digamos… magro demais, atenção. A princípio, frango seria uma pessoa com pouca massa muscular, bem magra mesmo. Atualmente, a palavra está mais relacionada aos aspectos comportamentais, como: não querer treinar as pernas, ficar batendo papo nos aparelhos da academia, etc.

2. Marombeiro

Essa expressão pode ter significados variados, dependendo de como se usa. Mas basicamente um “marombeiro” é aquele que pratica musculação e “maromba” seria o substantivo que define o universo do marombeiro. Para ser esse sujeito não basta apenas frequentar a academia, mas também aderir ao estilo de vida maromba, seguir dietas, treinar intensamente e descansar adequadamente.

Não deixe de conferir também:
5 dicas incríveis para alcançar o peso ideal do jeito certo
Simples e eficientes: veja 5 exercícios físicos para fazer em casa

3. Shape

Também conhecida como “carcaça”, a palavra criada no âmbito das academias diz respeito ao corpo da pessoa, sua forma física. Se a pessoa possui um shape muito magro, diz-se que tem “chassi de grilo”. Mas quando ela tem o corpo avantajado, diz-se que ela tem “shape de baleia”. Vale ressaltar que AMBAS as expressões são preconceituosas. Evite!

4. Rato de academia

Qual foi a primeira coisa que veio à sua cabeça? Esses animais são conhecidos por fuçarem tudo o que gostam. Como o nome sugere, semelhante ao rato de praia, o rato de academia passa horas academia ou a frequenta regularmente. Normalmente, ratos de academia são os que mais utilizam as gírias de academia, pois falam bastante de assuntos relacionados.

5. Monstro

Um dos bordões mais utilizados é “monstro”. Essa expressão define o estágio em que a pessoa alcançou malhando nas academias, o tamanho do Incrível Hulk. Às vezes, por ironia, pode-se chamar alguém assim de miudinho como apelido. Por mais desnecessário que parece, ainda existem estágios nesta classificação. Monstrão como variação e mutante para alguém exageradamente grande.

6. Tremboliar

Ainda nova nesse universo, a gíria diz respeito à pessoa que não é natural, ou seja, que já usou substâncias perigosas para crescer, mas não admite que usou. Tremboliar (pronuncia-se tremboláiar) bem da junção de trembolona (uma daquelas paradas) e liar (mentiroso, em inglês). É claro que ela não deve ser usada em qualquer ocasião, afinal isso é um assunto delicado, concorda?

Infográfico 7 passos para abandonar o sedentarismo

7. No pain no gain

Sem sacrifício não se conquista objetivos, certo? Esse termo quer dizer justamente isso. A palavra pain não necessariamente significa “dor”, mas sacrifício, esforço, empenho, dedicação. O mesmo vale para gain, ou seja, a recompensa pode ser tanto um corpo malhado quanto outro objetivo qualquer.

Essa é, sem dúvida, uma das expressões mais utilizadas quando se posta uma foto. Quem nunca viu um rato de academia postando uma foto no espelho se achando o marombeiro? Mais engraçado ainda é quando um frango acredita piamente que já está monstro, mas na verdade a shape não é lá aquelas coisas.

Já sabe, não é? No pain no gain! Então, quando for malhar, não esqueça de contratar um profissional qualificado para ajudar você nos treinos. Além disso, se quiser usar aquele suplemento para dar um up na musculação, procure orientações de quem realmente entende do assunto.

Gostou de conhecer as gírias de academia?

A hora de sair do sedentarismo é agora mesmo. Não sabe como começar? A gente tem algumas dicas. Clique no link a seguir e leia: Mais saúde: dicas importantes para você deixar de ser uma pessoa sedentária.