Santa Entrega: 3212.8000
Saúde

Hepatite? Descubra o que é e quais são os sintomas da doença

Quando o assunto é saúde, informação é tudo. A hepatite é uma doença que tem atingido um número cada vez maior de pessoas e os sintomas podem ser silenciosos, logo, é preciso ter atenção a todos os sinais. Muitas podem ser as causas do desenvolvimento da doença, o que vai depender do tipo de hepatite adquirido. Dentre elas, estão a contaminação com vírus, bactérias ou parasitas. O uso não controlado de medicamentos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, entre outros fatores também podem ocasionar a doença. Neste artigo, nós, das Drogarias Santo Remédio, vamos mostrar para você o que é a hepatite, quais são os tipos mais comuns e os sintomas que esta complicação pode ocasionar.

Você também pode se interessar:
Os 5 principais tipos de hepatite que podem atingir você
Você sabe como se prevenir contra as hepatites virais?

O que é a hepatite?

hepatite-doenca-saude

A hepatite é uma doença que afeta a saúde do fígado.

A hepatite é a inflamação no fígado que pode ocorrer por diversos fatores, como falamos acima. Quando o órgão está neste estado, as células que o compõem (hepatócitos e outros) são destruídas, trazendo inúmeras consequências a todo o organismo. A doença pode afetar homens e mulheres de todas as idades. Diversas alterações no exame de sangue podem evidenciar que o paciente está com hepatite.

Quais são os tipos da doença?

Justamente pelo fato de a hepatite ter diversas causas, ela é classificada em alguns tipos. Os sintomas também aparecem de acordo com o tipo da doença que a pessoa adquiriu, por isso, nós vamos mostrar para você, agora, quais são os principais e como eles dão sinal no seu organismo.

  • Hepatite A: doença viral causada pelo vírus HAV. Sintomas: são discretos e podem envolver o escurecimento das urinas e fezes, amarelamento da pele e dos olhos, febre, náuseas, vômitos, etc.
  • Hepatite B: considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), a hepatite B é causada pelo vírus HBV. Sintomas: são leves. Cansaço, tontura, dor abdominal, pele e olhos amarelados podem estar entre os sintomas.
  • Hepatite C: causada pelo vírus HCV, a hepatite C não é considerada uma DST, mas a transmissão também pode acontecer por meio do sexo sem proteção, transfusão de sangue, etc. Sintomas: nos primeiros meses eles são raros, mas em seu estado avançado a doença pode desencadear a cirrose hepática e o câncer de fígado. Fazer exames de sangue com regularidade pode ajudar a identificar o problema, então, não abra mão deste hábito, viu?
  • Hepatite D: também chamada de Delta, este tipo de hepatite é causada pelo vírus HDV. Para que esta inflamação aconteça, o vírus do tipo B precisa estar presente no organismo. Sintomas: assim como os outros tipos da doença, a hepatite B pode causar tontura, cansaço, enjoo, febre, dor abdominal, etc.
  • Hepatite E: o causador da inflamação é o vírus HEV. O contágio se dá através de alimentos e sangue contaminado, além de poder ser transmitido de mãe para filho, durante a gravidez. Sintomas: em geral, os sintomas de dor no abdômen, cansaço, vômito e amarelamento, aparecem após o 15º dia da presença do vírus.
  • Hepatite autoimune: não se sabe ao certo o que leva ao desenvolvimento da hepatite autoimune, mas acredita-se que ela está relacionada a alterações genéticas. Sintomas: coceira leve pelo corpo, dor nas articulações, barriga inchada, etc.
  • Hepatite crônica: pode durar décadas, podendo levar à cirrose ou insuficiência hepática. Sintomas: aparecem lentamente e podem envolver fadiga, falta de apetite, perda de memória, etc.

Baixe GRATUITAMENTE o nosso guia:
Hepatite: As 30 perguntas e respostas mais importantes sobre o assunto

Como eu posso saber se estou com hepatite?

sintomas-hepatite-exame

Testes simples como o exame de sangue pode identificar a hepatite no organismo.

Agora que você já viu o quanto a doença pode afetar o seu organismo, pode entender a necessidade de prevenir e identificá-la logo nos estágios iniciais, não é? O diagnóstico da hepatite pode acontecer por meio de um simples exame de sangue, daí a importância de fazer sempre um check-up e começar o tratamento no tempo ideal.

Hepatite tem cura?

Se o tratamento médico não for respeitado ou o paciente desistir dele, a hepatite pode levar a sérias complicações e até a morte. Mas a boa notícia é que existem diversas opções de tratamento da hepatite que podem variar de acordo com a orientação médica e ser bem sucedidos. Como falamos, o sucesso de muitos deles pode ser prejudicado pelo diagnóstico tardio, portanto, procure um médico e esteja a par de tudo que está acontecendo com a sua saúde.

Você já sabe que a hepatite é uma doença séria que precisa ser diagnosticada e tratada, não é? Então tenha muito mais informações sobre esta complicação no nosso guia com as perguntas e respostas mais frequente sobre o assunto!

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação