Idosos: 5 dicas práticas para uma viagem tranquila e segura

Cheios de energia e vontade de viver, os idosos estão cada vez mais dispostos a se aventurar por viagens mundo afora. Não dá para negar que essa realmente é a melhor idade para fazer muitos passeios. Mas seja com amigos, seja com a família, é importante que o idoso tome alguns cuidados antes de arrumar as malas. Nós listamos 5 dicas que podem ser bastante úteis nessa situação. Aperte os cintos e vamos a elas!

5 dicas para uma viagem tranquila e segura com idosos

1. Escolha com cuidado o destino

Ao planejar a viagem é preciso pensar no conforto de quem irá se aventurar. Por isso, a decisão da escolha do destino deve passar por uma pesquisa sobre o clima típico do local e o tempo de deslocamento necessário até chegar lá. Essa atitude, inclusive, pode ajudar o idoso na hora de selecionar as roupas que irá levar.

2. Consultar um médico antes da viagem é fundamental

Essa é uma das dicas mais importantes. Afinal, as pessoas mais velhas naturalmente têm uma saúde mais frágil. Somente um especialista poderá dizer se ela está em condições favoráveis para passar alguns dias fora de casa. O médico poderá solicitar exames para confirmar o estado de saúde do idoso e ainda indicar clínicas ou hospitais para quem possa necessitar de atendimento.

3. Faça pausas durante os passeios

idosos-olhando-para-o-mar
É preciso manter um ritmo acessível para os idosos.

Manter um ritmo adequado para o idoso durante a viagem é imprescindível. Eles precisarão de mais tempo para fazer as atividades planejadas, então, não adianta correr, viu? Além disso, um passeio que exija muito esforço físico pode acabar prejudicando o bem-estar da pessoa mais velha e tornando a viagem bastante desagradável. É melhor não correr esse risco, não é?

Você também pode gostar de ler:
Saúde do idoso: 5 cuidados essenciais ao tomar medicamentos
5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro

4. Mantenha as medicações organizadas

Isso vale para viajantes de qualquer idade. A maioria dos idosos toma medicamentos de uso contínuo e que só podem ser comprados acompanhados do receituário médico. Experimente levar uma caixinha com as cápsulas separadas e não esqueça que o idoso precisa tomá-las no horário correto. Verificar os prazos de validade dos medicamentos antes de sair de casa também pode evitar muitos problemas.

5. Alimentação e hidratação adequada são indispensáveis

Mesmo durante a viagem, por motivos óbvios o idoso precisa pegar leve com comidas gordurosas e com o excesso de açúcar. Se ele for diabético ou hipertenso, então, nem se fala! Ao experimentar a culinária do local visitado tenha bastante cuidado. Conheça os ingredientes e analise se eles fazem parte da dieta do idoso.

Como o organismo deles é mais sensível e tem uma capacidade menor de armazenar água, é importante mantê-los hidratados. Nada que uma garrafinha de água na bolsa não resolva. Só não pode esquecer de beber pelo menos 2 litros de água todos os dias.

Pronto para viajar? Antes de arrumar as malas não deixe de conhecer os cuidados necessários na terceira idade e evite correr riscos!

Deixe uma resposta