Leitura na infância: como incentivar o seu filho ler mais

Leitura na infância: como incentivar o seu filho ler mais

A leitura é a melhor forma de desenvolver a criatividade e habilidade emocional do ser humano, pois é possível levá-lo a um universo totalmente diferente da realidade. Com ela, o entendimento é aperfeiçoado, além de estimular o raciocínio.

Os pais têm um papel fundamental nesse processo, pois ler frequentemente proporciona experiências incríveis e traz vários benefícios. Apesar de ser prazerosa, não é nada fácil tornar a leitura um hábito natural para as crianças.

Afinal, como incentivar seu filho a ler? Nós, da Santo Remédio, vamos ajudar você nesse processo com algumas dicas. Confira!

 

Leia também:
Seu filho estuda? Então é melhor ficar de olho no peso da mochila!
Obesidade infantil: veja os perigos da doença e saiba como prevenir

1. Leia com seu filho desde cedo

Não é só na alfabetização que a criança deve iniciar a leitura. Ter contato desde cedo, é uma ótima forma de incentivar seu filho a ler.

Além disso, você vai passar mais tempo com ele, tendo uma interação maior entre pais e filhos. Ler desde cedo desenvolve melhor a capacidade de comunicação e aumenta o vocabulário.

Por isso, leia junto com seu filho para criar um hábito natural, dessa forma, eles começam a pegar gosto e se tornam leitores assíduos. O momento da leitura pode ser durante uma ocasião de lazer ou antes de dormir.

 

2. Frequente bibliotecas e livrarias

Mesmo você tendo um espaço para os livros em casa, leve seu filho a outros ambientes que possam contribuir no processo de incentivo. Vá à biblioteca ou livrarias, pois são universos diferentes que estão relacionados aos livros.

Geralmente, esses lugares sempre possuem espaços para crianças brincarem e se divertirem. Esse fator influencia bastante no processo de incentivo, pois seu filho vai associar o prazer da brincadeira com o a leitura.

 

3. Seja exemplo

É possível que seu filho sempre esteja observando você, por isso é importante utilizar essa ferramenta para incentivar a leitura da criança. Dê exemplo, se seus filhos virem você lendo, é provável que eles comecem a ler por si só.

Além disso, quando estiver lendo algum livro comente com a criança sobre o assunto, pois ajuda a estimular o interesse dele.

 

4. Explorar a leitura de outras formas

Existem várias maneiras que podem ajudar a criança criar o hábito de ler, é fundamental saber explorar a leitura de outras formas. Um exemplo disso, é conversando com ele sobre a história do livro, assim você conhece o contexto e pode levá-lo em lugares que façam referência a leitura.

Essas formas podem tornar a leitura mais atraente para o seu filho, pois é possível levar a criança além dos livros e possibilitando novas experiências. Além disso, o desenvolvimento infantil é mais trabalhado, a tornando um leitor crítico.

 

5. Respeite o gosto do seu filho

Mesmo que o seu filho tenha sido influenciado por você na leitura, é capaz do gosto dele não combinar com o seu. É importante que os pais respeitem a preferência, pois isso ajuda no desenvolvimento do hábito.

 

6. Crie um espaço de leitura em casa

Frequentar bibliotecas e livrarias é uma boa opção, no entanto, não deixa de ser importante ter um espaço de leitura em casa. Compre livros adequados e de interesse para o seu filho, pois quando ele quiser iniciar uma leitura os livros vão estar disponíveis.

Reserve um lugar exclusivo para isso com ambiente tranquilo. Além disso, facilite o acesso aos livros, os coloque em uma prateleira baixa deixando visíveis para a criança, assim é possível ter o momento de leitura.

Essas práticas são muito importantes para o estímulo da leitura. Você só precisa dar o impulso certo para seus filhos descobrirem o prazer e a alegria de ler.

Além disso, a leitura possibilita diversos conhecimentos, desenvolve a capacidade de concentração e a imaginação dos menores, facilitando o entendimento e o convívio social. Por isso, é importante desde cedo mostrar a importância da leitura na vida de cada um.

Você gostou do conteúdo? Esperamos que sim! O bem-estar da sua família é prioridade para a Santo Remédio, por isso buscamos sempre trazer dicas valiosas para melhor sua qualidade de vida. Não deixe conferir nossa matéria sobre Veja 5 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criança.