Menopausa: veja dicas para lidar com essa nova fase

A menopausa é considerada como um momento de alterações no corpo da mulher. Nem sempre ela é vista com bons olhos. Embora saibamos que grande parte de sua natureza seja mais tabu do que realidade, devemos saber exatamente como a menopausa pode mudar as coisas.

Vamos falar de menopausa? 

Ela ocorre quando os ovários param de produzir o hormônio do estrógeno e o seu organismo começa a se adaptar às novas mudanças. No entanto, as mulheres devem saber que:
– você não vai parar de viver;
– você vai poder ter relações sexuais e seu desejo não será reduzido;
– a reposição hormonal faz mal, porém é o único tratamento que existe;
– você não poderá mais engravidar.

Quando a mulher começar a entrar nessa fase, alguns sintomas podem surgir para alertá-la sobre o ocorrido, como ciclos menstruais irregulares, suor, calor, mau humor, insônia etc. Se você encarar esse sinais como um ciclo normal da natureza, é mais provável que você saiba lidar de maneira mais fácil com estas novas mudanças. Lembrando que a menopausa não deve ser vista como uma doença, como algumas pessoas costumam argumentar.

Leia também:
– Saúde da Mulher: tudo começa com o autocuidado!
– Vida materna: dicas para conciliar filhos com carreira profissional
– 5 dicas para se sentir mais confiante com o seu corpo

Para evitar que se promova uma baixa autoestima, deve-se entender como funciona este processo, o que ele pode trazer, e tentar levar a vida sob outros aspectos e olhares. Se antes, aspectos da sua vida não foram levados em conta por não ter tempo para si, este é o momento certo para olhar pra você! Esta nova fase pode ser otimizada com novas experiências pessoais, dedicando para si mais tempo e vida.

Praticar novos exercícios físicos ajuda muito, tanto para a redução de peso quanto para o sistema cardiovascular, além de proporcionar equilíbrio na produção hormonal. Além disso, tenha uma alimentação mais saudável e realize exames ginecológicos sempre que possível. Uma vida sexual ativa não se interrompe com a menopausa – os ovários, na verdade, irão continuar produzindo tanto testosterona e estrogênio, só que em quantidades menores.

Síndrome do ninho vazio 

Há quem sinta também a chamada síndrome do ninho vazio. O que seria isso? Bem, nada mais é do que a ideia de que um fim se aproxima, os filhos já saem de casa, muitas vezes, o seu relacionamento pessoal passa por questões importantes de decisão, etc. Entender os aspectos dos ciclos da vida é ter autoconhecimento.

A chegada da terceira idade é vista como negativa ainda em nossa sociedade. Infelizmente, esta fase de vulnerabilidade torna-se mais emocional do que física. Portanto, é muito importante que a mulher busque consultar um psicólogo terapeuta e repense sua vida sob outra forma.

Ser mulher é incrível 

Somente ela consegue marcar todas as fases principais da vida, como a menstruação, gravidez, maternidade, menopausa, e velhice. E mesmo enfrentando vários problemas, uma mulher consegue viver cada um desses momentos com muito orgulho.

Cuide da sua saúde

Toda mulher precisa ser cuidadosa para prevenir problemas e preservar a sua saúde. O câncer de mama é um mal que atinge boa parte da população feminina. Estar atenta às práticas necessárias para evitá-lo é fundamental. Por isso, nós criamos um material exclusivo com as 8 práticas eficientes para prevenir o câncer de mama.

Para acessar o conteúdo completo basta clicar na imagem abaixo.

Leave A Reply