O que os homens precisam fazer para cuidar da saúde?

saude-homem-esporte-cuidados

Esta história de que os homens não se cuidam é coisa do passado. Campanhas como o Novembro Azul têm mudado essa realidade, fazendo com que eles tenham mais consciência da importância dos cuidados com a saúde. Praticar o autocuidado pode dar um novo significado para o bem estar masculino e nem precisa ser difícil. Ajustando alguns detalhes na rotina e mudando outros velhos hábitos, a preservação da saúde do homem pode começar dentro da própria casa dele! Nós, das Drogarias Santo Remédio, preparamos esta matéria para mostrar o que eles precisam fazer para cuidar da saúde. Vamos lá?

Homens precisam evitar vícios

bebida-alcoolica-homem-saude-amigos
É importante moderar na ingestão das drogas liberadas como o álcool e tabaco.

Não importa a natureza do vício, nós sabemos que nenhum deles é saudável, certo? Então, desde muito cedo os homens precisam saber que os males oriundos de vícios podem ser irreversíveis. O tabagismo e o alcoolismo, por exemplo, podem destruir a vida do indivíduo e até levá-lo à morte. Beber aos fins de semana pode ser uma oportunidade de socializar com os amigos, claro, mas os homens precisam ficar de olho para não deixar a prática ficar fora de controle.

Não ignorar sintomas

Quanto mais cedo uma doença é tratada, maiores são as chances de cura e com os homens não é diferente. Sejam dores estranhas, sejam sensações fora do normal: ao primeiro sinal de algo incomum no corpo, eles devem procurar um profissional especializado e fazer os exames necessários. Ficar sem informação sobre o problema não dá, né? Estas são algumas doenças que pode afetar a saúde do homem:

• Câncer de próstata;
  • Disfunção erétil;
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s);
  • Doença cardiovascular;
  • Problemas no aparelho urinário.

Consultar um urologista

urologista-saude-homem-consulta
Consultas médicas periódicas são importantes para a prevenção de doenças comuns nos homens.

Ele é o médico especializado para tratar de problemas no trato urinário e do sistema reprodutor masculino. Por bastante tempo a visita dos homens ao urologista pode ter sido considerada um tabu, mas a necessidade do tratamento de doenças específicas, como aquelas relacionadas à próstata, mudou essa realidade. Escolher um médico em que o homem possa ter confiança e se sentir a vontade, é parte importante desse processo.

Envelhecer com hábitos saudáveis

Entre os hábitos que podem colaborar com um envelhecimento saudável estão: o uso de protetor solar, a prática de atividades físicas, manter uma alimentação saudável e acompanhar os níveis de pressão arterial, mesmo sem sentir sintomas. Seguindo essas orientações, é possível que o homem tenha uma velhice tranquila.

Autoexame

autoexame-homem-saude
Autoexames frequentes ajudam a descobrir possíveis riscos de saúde.

Conhecer o próprio corpo é importantíssimo na identificação de possíveis doenças. Tocar a boca, as mamas, os testículos, a pele e observar se existe algum sintoma ou volume incomum, pode ser uma ótima estratégia de conhecimento do corpo e ajudar a diagnosticar o problema antes que se torne algo mais grave.

Agora que você já sabe que o autocuidado é essencial para a manutenção da saúde do homem, confira os cuidados básicos que fazem a diferença para o corpo.