Santa Entrega: 3212.8000
Obesidade e atividade física: quais são os melhores exercícios?
Esportes Fitness

Obesidade e atividade física: quais são os melhores exercícios?

Ter um corpo acima do peso é um dos grandes vilões da saúde da população brasileira. Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade já é realidade para quase 20% da população, enquanto o sobrepeso atinge mais da metade, cerca de 54%. Os dados representam um crescimento significativo de pessoas acima do peso nos últimos dez anos, o que acende um sinal de alerta para os cuidados com a saúde.

Como sabemos, a forma mais eficiente para combater esse problema é o controle da alimentação aliado a prática de atividades físicas. Nesta matéria, nós, da Santo Remédio, vamos mostrar quais são os exercícios mais indicados para quem está acima do peso. Confira!


Não deixe de conferir também:

Iniciante na academia? Aprenda a começar com o pé direito!

Como adequar a alimentação para prevenir doenças do coração?


Atividades físicas aeróbicas são indicadas

Caminhadas, corridas, dança e ciclismo estão entre as práticas mais simples e eficientes para combater a gordura. Nestes exercícios, são trabalhados vários grupos musculares (pernas, braços, abdome) de forma contínua e não muito intensa. Durante a prática, é esperado um moderado aumento da frequência cardíaca e respiratória, o que melhora gradativamente o condicionamento físico.

Exercícios para o tonificação da musculatura

Levantamento de peso, crossfit, musculação e esportes destas naturezas trabalham grupos musculares de forma intensa, o que contribui para a tonificação e fortalecimento deles. Em geral, cada ciclo dessas atividades exercita a massa muscular, aumentando a resistência e estimulando o crescimento da massa magra, ao mesmo tempo em que induz a queima de gordura.  

Alongamento e fortalecimento dos ossos

Esportes variados como futebol, futsal, handebol, voleibol, entre outros, além de proporcionarem a melhora da frequência cardíaca e queima de gordura, ajudam a fortalecer a muscula e os os ossos. Além disso, o preparo antes de praticá-los são fundamentais para estimular o alongamento e evitar as famosas juntas travadas.

O ideal é que qualquer pessoa que esteja acima do peso comece a praticar atividades menos intensas e, aos poucos, avançar para ritmos e intensidades maiores.

infografico-gratis-obesidade

Treinamento de respiração e melhora dos pulmões

Atividades e esportes aquáticos como a natação são muito importantes para o tratamento da obesidade. São considerados leves, mas contribuem muito para o treinamento e melhora da respiração, além da perda de gordura corporal a longo prazo. São indicados principalmente para quem está começando e ainda não se sente em condições de realizar exercícios mais intensos, como corrida e musculação, por exemplo.

Obesidade e atividade física: o que saber antes de começar

É importante, antes de praticar qualquer atividade dessa natureza, buscar fazer exames médicos e realizar consultas periódicas com um especialista. Pessoas que passaram a vida toda em estado sedentário podem vir a sofrer problemas de saúde ainda maiores ao começar a se exercitar.

Você gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe quais são os exercícios mais indicados para quem sofre de obesidade, não deixe de conferir também: 5 maneiras poderosas para prevenir a obesidade

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação