Santa Entrega: 3212.8000

Os 5 principais benefícios do futebol para a saúde

O esporte mais praticado no Brasil, sem dúvidas, é o futebol. Bater uma bola, pelo menos, uma vez por semana é uma ótima opção de entretenimento por conta, é claro, das goleadas e dos incontáveis benefícios para a sua saúde. Com o início da Copa do Mundo, não há momento mais oportuno para falar sobre isso. Nesta matéria, você vai conhecer os 5 principais benefícios que esse esporte pode trazer para o seu organismo.

1. Reduz ansiedade e estresse

Jogar futebol regularmente reduz a ansiedade e pode combater, inclusive, os sinais da depressão. A sensação depois da vitória de um jogo acirrado pode ser o ponto alto do seu dia. Devido à correria que a sociedade moderna proporciona, o estresse também faz parte da vida do indivíduo. Sobrecarga de trabalho, cobranças na vida pessoal e profissional, medo de não atingir as expectativas. Ufa! Não tem mente que permaneça sã desse jeito, não é?

Marque uma pelada, chame os amigos e crie o hábito de jogar futebol. O esporte é uma competição saudável (literalmente) que melhora o humor, a autoestima e aumenta a sensação de bem-estar. E aí? Partiu?

2. Estimula a circulação sanguínea

Menino jogando futebol

Os benefícios do futebol evitam complicações na circulação.

Com pequenas alterações na sua alimentação unidas à prática de jogar futebol, você pode potencializar a circulação do seu sangue significativamente. As pernas são os membros mais atingidos pela má circulação, mal que causa problemas arteriais e venosos. Com o agravamento do quadro, há ainda possibilidade de entupimento das artérias. Bem perigoso!

São justamente esses membros mais utilizados para jogar bola que podem dar a você uma força e tanto para evitar esse problema. O movimento e a intensidade investidos nas partidas estimulam o fluxo do sangue e a elasticidade das artérias.

3. Futebol melhora sua vida social

O ser humano precisa se identificar com determinado grupo social para se sentir bem. A característica de coletividade das partidas de futebol significa muito quando o assunto é vida social. Além disso, o esporte incentiva o trabalho em equipe, a disciplina e o reconhecimento das qualidades do outro.

O papel de inclusão social que o futebol proporciona tem sido usado, inclusive, para ajudar a integrar jovens na sociedade e até para transformar a vida de pessoas que já sofreram com a dependência química.

Leia também:
– Os principais benefícios dos exercícios físicos para o corpo
Dê adeus ao sedentarismo

4. Diminui os níveis de gordura do corpo

A alta porcentagem de gordura no corpo é causadora de doenças sérias. Jogar futebol constantemente é uma opção divertida para combater esse problema. A famosa “pelada” nossa de cada dia é mais eficiente para diminuir os níveis de gordura corporal do que a prática de corridas, viu? Fora todos esses benefícios, você ainda pode perder peso e dar aquele up no visual! Se você quer definição, confira aqui 5 tipos esportes que ajudam a definir o corpo.

5. Previne doenças

Campo de futebol

Várias doenças sérias podem ser combatidas pelo futebol.

Hipertensão, diabetes, colesterol… definitivamente ninguém quer conviver com essas enfermidades. Como todos os exercícios físicos, a prática do futebol exerce a função de evitar que você deixe a sua saúde chegar a esse ponto. Ou seja, a decisão de ir ao campo (ou à quadra) toda semana, pode aumentar a sua expectativa e qualidade de vida. Quer viver mais? Então você já sabe a resposta!

Se você já é portador de alguma dessas doenças, não tem problema. Mas cada caso é individual, por isso, não deixe de procurar orientação médica antes de tomar essa decisão.

Esse conteúdo foi útil? Você também pode gostar dessas ótimas 5 práticas simples para ter uma saúde de ferro.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação