Pés inchados: por que isso acontece?

Sabe aquele inchaço nos pés que aparecem de repente? Os motivos para esse acontecimento podem ser vários, como a má circulação ou até algo mais sério. Nesta matéria você fica por dentro das causas desse problema que pode prejudicar a sua qualidade de vida.

pés inchados
Pés inchados podem ter várias causas.

Confira as principais causas para o problema nos pés

1. Lesão localizada

Uma simples lesão no pé ou no tornozelo pode ser o motivo do seu inchaço. Então preste atenção se você não lesionou essa região e esqueceu desse problema. Nesse caso, você pode usar alguns remédios para inflamação, analgésico e bolsas de gelo, que podem ajudar na recuperação.

2. Linfedema

É o nome dado para o acúmulo de líquido linfático que pode estar afetando os vasos do sistema, e a linfa (este líquido viscoso) composto por linfomas e células brancas, estão promovendo uma ação conjunta para a eliminação de bactérias e outros agentes externos. O sistema linfático é responsável pela imunidade do corpo. Para desinchar a região atingida dos pés, uma drenagem linfática, massagem relaxante, acupuntura, são bem aconselhadas.

3. Insuficiência venosa

Aqui o problema torna-se um pouco mais delicado. A insuficiência venosa que causa o inchaço tem como origem nas veias das pernas ou dos pés, cujo sangue não está fluindo adequadamente. Isso acontece porque as veias podem estar com varizes. Elas podem ter origem genética, excesso de peso, sedentarismo, anticoncepcionais, idade, tabagismo, sapatos e calças apertadas, sendo tratadas com remédios ou, em último caso, com cirurgias.

4. Infecção nervosa

O inchaço nos pés também pode ser sinal de infecção nos nervos, resultando em síndromes como a PDCI ou a Síndrome de Guillan-Barré. As pessoas, em geral, que apresentam estes quadros de polioneuropatia, tendem a ter os membros inferiores e braços com insensibilidade. O diabetes também pode causar inchaço, devido ao alto nível de glicose no sangue.

5. Doenças cardiovasculares

O coração, o fígado e os rins, também favorecem o incômodo dos inchaços. Isso acontece em razão da retenção de líquido, sódio e água. Todos os três órgãos quando afetados por algum tipo de distúrbio, ocasionam o inchaço. Neste caso, os problemas podem ser mais sérios, já que apresentam risco de dor intensa, dificuldade para respirar e pressão alta.

Sal derramado.
Excesso de sal retém líquidos.