Potencialize a hidratação capilar com estes hábitos simples

Potencialize a hidratação capilar com estes hábitos simples

Imagina ter aquele cabelo de novela: soltinho, brilhoso, leve e totalmente sem frizz. Parece um sonho, certo? Nada disso! Esse efeito é possível de se obter em casa. Tudo o que você precisa é fazer uma hidratação capilar poderosa para o seu cabelo. E, claro, investir nos produtos certos que vão dar vida e maciez ao seu cabelo.

É por isso que a Santo Remédio preparou essa matéria para mostrar como ter um super cabelo hidratado com hábitos simples.

Os benefícios da hidratação capilar

Antes de tudo, é importante que você conheça os principais benefícios da hidratação para o cabelo. Assim, você pode ter uma motivação a mais para manter um cronograma capilar para você. Veja.

  • Resistência: a queda de cabelo e a quebra são grande problemas para quem tem cabelo fino ou com química. A hidratação devolve a resistência dos fios, repondo a umidade necessária para mantê-lo saudável;
  • Maciez: máscaras de hidratação fecham as cutículas dos fios e protege de agressões diárias, deixando-o sedoso e com brilho;
  • Sem frizz: aquele incômodo de ver seu cabelo frisado e com volume pode ser amenizado com a hidratação capilar semanal;
  • Proteção térmica: as altas temperaturas nos fios e o exercício de puxá-los ao fazer uma escova ou chapinha podem ser prejudiciais para seu cabelo. A hidratação ajuda a proteger os fios, além de devolver os nutrientes necessários para a recuperação dos cabelos;
  • Crescimento: com suas madeixas recebendo a hidratação necessária, os fios tendem a ter menos quebra, queda e crescem mais fortes uma vez que garantem os nutrientes necessários para sua saúde.

O que é preciso para hidratar o cabelo?

Agora que você já sabe os benefícios, conheça os hábitos que irão fortalecer seu cabelo e deixá-lo com um brilho incrível.

1. Lave do jeito certo

Todo mundo está acostumado a lavar o cabelo, mas será que você está fazendo do jeito certo? O importante aqui é saber seu tipo de cabelo para usar os produtos corretos. Cabelos cacheados, por exemplo, precisam de mais hidratação. E, por isso, devem investir em shampoos “leitosos”, com poder mais hidratante.

Cabelos mais oleosos devem preferir shampoos transparentes e com propriedades cítricas para manter o couro cabelo mais sequinho. Cabelos normais ficam na escolha do shampoo que mais der certo com seu cabelo. Você pode procurar o produto ideal vendo no rótulo o que ele oferece de melhor: hidratação, nutrição, brilho, maciez, etc. A escolha é sua!

Mas e para lavar? Qual jeito certo? A maneira certa de lavar o cabelo é aplicando o shampoo no couro cabeludo e levando apenas um pouco do produto para o comprimento dos fios. Durante a lavagem, massageie o couro cabeludo com as pontas dos  dedos (e não as unhas). Garantindo que ele fique limpinho.

E, atenção! Shampoo DETOX só deve ser utilizado uma vez por semana para uma limpeza profunda. Seu uso diário pode ressecar o couro cabeludo e provocar descamações.


Leia também:

Saúde dos fios: como acertar na escolha do shampoo?

Resultado de salão: como acertar na hidratação dos cabelos?


2. Aplicando máscaras de hidratação

Esse passo causa muita controvérsia. Afinal, as máscaras de hidratação vêm antes ou depois do condicionador? Na verdade, fica a seu critério! Nesse caso, vamos falar das máscaras antes dos condicionadores, pois eles podem ser utilizados para potencializar a máscara.

Atualmente é bem mais fácil comprar a máscara que se encaixe em qualquer cronograma capilar, pois elas mesmos indicam no rótulo se servem para hidratação, nutrição ou reconstrução.

Se você ainda não sabe o que é um cronograma capilar, eis uma rápida explicação. O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que você adota mensalmente para hidratar, nutrir e reconstruir os fios do cabelo. A parte que toma mais dias no calendário é a hidratação, por isso é muito importante adquirir uma máscara que combine com seu tipo de cabelo.

Com sua máscara preferida em mãos, atente-se às indicações do rótulo. Busque aplicar o creme apenas nos comprimentos dos fios, massageando-os e deixando agir pelo tempo indicado (geralmente de 5 a 15 minutos). Após, o tempo, enxague muito bem a máscara para não deixar resíduos.

3. Não esqueça do condicionador

O condicionador tem a função de selar as cutículas, evitando as pontas duplas e promovendo aquele brilho nos seus cabelos. Após retirada a máscara, você pode aplicar uma pequena quantidade nas pontas e esperar dois minutos. Assim, é só enxaguar e deixar secar. De preferência naturalmente ou em jato frio, para evitar altas temperaturas no cabelo.  

4. Invista em óleos hidratantes

Já ouviu falar em umectação? É a prática que devolve nutrição aos seus fios. Geralmente é feita com óleos hidratantes vegetais. Óleo de coco e azeite de oliva extra virgem são muito recomendados para esse tipo de técnica.

A ideia é umedecer os fios com o óleo, massageá-los mecha por mecha e deixar o cabelo embebido de óleo por pelo menos 4h. Se preferir, você pode deixar durante a noite e lavá-los durante o dia.  

Uma dica especial: coloque um pouquinho do seu óleo vegetal na sua máscara de hidratação para intensificar seu efeito.  

5. E o hábito mais importante…

Não esqueça de manter uma alimentação com bastante vegetais e beber muita água. A verdadeira hidratação acontece de dentro para fora, por isso, o cuidado com seu corpo deve ser primordial!

O que achou das nossas dicas? A Santo Remédio tem muito mais para você. Continue lendo nosso conteúdo. Veja essa matéria que separamos sobre o assunto: Máscara de cabelo: veja os benefícios e os principais erros!

Deixe uma resposta