Santa Entrega: 3212.8000
Saúde bucal: como cuidar dos dentes da criança do jeito certo?
Sem categoria

Saúde bucal: como cuidar dos dentes da criança do jeito certo?

Os cuidados com os dentes devem ser constantes. Eles fazem parte da higiene corporal e ajudam a prevenir infecções e doenças, assim como os banhos diários, corte das unhas, entre outros. Mas como cuidar da saúde bucal das crianças? Nós, da Santo Remédio, preparamos este artigo para mostrar algumas dicas que farão toda a diferença nos cuidados com os dentes do seu filho. Confira!

Cuidados com a saúde bucal do bebê

Embora a maioria dos bebês não possuam dentição até os 6 meses, nesse período é superimportantes ter alguns cuidados. Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva do seu bebê esfregando um pano limpo e úmido nas partes superiores e inferiores.

Além disso, chupetas e mamadeiras devem passar por processos de higienização a cada refeição, para evitar o acúmulo de microorganismos capazes de causar infecções na boca do bebê. Depois que os primeiros dentes começarem a nascer, o processo de higienização deve mudar. Veja no próximo tópico!


Não deixe de conferir também:

Seu filho estuda? Então é melhor ficar de olho no peso da mochila!

Bebê recém-nascido em casa? Descubra os cuidados essenciais!


Meu filho cresceu, e agora?

Quando seu filho cresce, é o momento de ensiná-lo algumas técnicas para a higienização dos dentes. Confira!

  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Use uma escova com cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior, e escove suavemente.
  • Faça o mesmo processo com a superfície externa dos dentes, posicionando a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva.
  • Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, tanto na arcada superior quanto na inferior.

Esses cuidados devem ser ensinados e acompanhados de perto pelos pais, para evitar que acidentes aconteçam.

Quando a criança deve usar fio dental?

Embora a escova seja indispensável, nem sempre ela sozinha é capaz de remover todas as sujeiras. É nesse momento que o uso do fio dental se torna necessário, pois ele ajuda a remover as partículas de alimentos e placas que se instalam entre os dentes. Mas existe uma idade certa para usar?

Sim. O ideal é que a criança comece a usá-lo quando completar quatro anos de idade. Claro, com o auxílio dos pais! vacinacao

Bons hábitos alimentares também são importantes

Para que a criança desenvolva dentes resistentes, é necessário que ela tenha uma alimentação equilibrada. Os alimentos devem conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.

Açúcares e amidos, como bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita podem representar um perigo. Isso não quer dizer que não devam ser consumidos, mas sim que a higienização bucal deve ser feito nos primeiros 20 minutos após a ingestão.

Do contrário, combinam-se e produzem substância ácidas que, além de atacarem o esmalte dos dentes, também favorecem o surgimento de cáries.

Neste artigo, você viu quais os cuidados essenciais para manter a saúde bucal das crianças em dia. Agora que você já sabe, que colocá-los em prática? Nós da Santo Remédio nos preocupamos com a sua saúde e da sua família. Por isso, leia também: Obesidade infantil: veja os perigos da doença e saiba como prevenir.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação