Teste de gravidez de farmácia: como escolher e quando confiar?

Quando surge a suspeita de gravidez, o primeiro pensamento é confirmar ou descartar esse diagnóstico por meio de um teste de farmácia. Mais acessível e de resultado imediato, ele é o método mais procurado, antes de recorrer ao exame de sangue.

Mas será que ele é confiável? Como ele funciona? E a pergunta mais importante: qual deles escolher?

Com tantas opções no mercado, é difícil saber qual o mais indicado para a sua situação. Para isso, leia na matéria sobre teste de gravidez de farmácia e tire suas dúvidas sobre o assunto.

 

Alergia a medicamentos: porque acontece e como identificar

Confiar ou não confiar no resultado?

Pra quê esperar o atraso menstrual ou os sintomas de gravidez para tirar a dúvida?

Sabemos que os testes de farmácia são a opção mais rápida para confirmar uma gravidez. Você vai à farmácia, compra o teste, faz xixi no bastão e pronto. Alguns instantes separam você de uma nova realidade. Ou não?

Todos eles funcionam basicamente da mesma forma: detectam os níveis de Beta-hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) no organismo, um hormônio presente na urina e na circulação sanguínea no início da gestação.

Os resultados falso positivos são raros de acontecer, exceto quando há alterações hormonais ou doenças que induzem a produção de HCG.

Já os resultados negativos são mais comuns e ocorrem quando o teste é feito logo após a relação sexual ou antes do ciclo começar.

A média de precisão gira em torno dos 99%. Fique ciente de uma coisa: quanto mais cedo fizer o teste, menos confiável será o resultado. Então contenha a ansiedade e aguarde mais alguns dias para tentar novamente.

É importante ressaltar que alguns medicamentos podem afetar o resultado do teste de gravidez, como os medicamentos para tratamento de fertilidade.O ideal é sempre verificar as contraindicações da bula.

Leia também:
Como utilizar a pílula do dia seguinte?
5 fatos incríveis sobre o ciclo menstrual

Como escolher?

Os testes de gravidez são geralmente comercializados em pacotes com duas unidades. Caso o primeiro resultado não seja satisfatório, há um segundo teste para ser repetido em alguns dias.

Gastando um pouco mais, é possível obter um kit de teste de gravidez, cujos resultados são mostrados por meio de manchas coloridas. Há também os testes digitais, com tela de LCD, que informam as semanas da gravidez.

Os testes de gravidez de farmácia são a melhor alternativa se você busca resultados rápidos. Se mantenha atenta ao seu ciclo menstrual, e antes de comprar o teste, avalie a relação entre custo e benefício entre os produtos ofertados, assim como a bula e as instruções de uso.

Ter essas informações já é o suficiente para conter a ansiedade que acompanha esse momento importante. Então passe na Santo Remédio para encontrar vários tipos de testes de gravidez, um deles com certeza é o mais adequado para sua situação. Clique aqui no mapa e descubra a unidade mais próxima de você.