Como o uso do protetor solar pode evitar o desenvolvimento de câncer de pele?

Você deve conhecer os efeitos que a radiação emitidas pelos raios solares podem causar no ser humano. Mas você sabe realmente como evitá-los? Existem alguns meios de proteção contra os raios UVA e UVB, como o uso do protetor solar que deve ser aplicado e reaplicado diariamente.

O uso do protetor solar deve ser feito pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol e mesmo sem a exposição é fundamentar usá-lo.

Para que serve o protetor solar?

O protetor ou filtro solar é uma substância que normalmente é feita em forma de creme. Existem dois tipos de filtro, os químicos que absorvem os raios ultravioleta e os físicos que refletem esses raios.

É possível também juntar esses dois tipos de filtro e assim obter uma protetor com o Fator de Proteção Solar (FPS) maior.

Alguns protetores protegem a pele apenas de um tipo de raio ultravioleta, o UVB, por exemplo que são os raios que afetam a camada intermediária da pele. Neste caso, o filtro não protege contra o UVA que são os raios que atingem as camadas mais profundas da pele e podem causar danos a longo prazo.

Por isso, quando for comprar um filtro solar atente-se ao FPS do produto e se ele protege contra os dois tipos de raios.

Você pode se interessar por: 6 produtos para a pele que você precisa usar depois dos 30

Câncer de pele

O câncer de pele é o mais comum na população mundial e é uma doença que advém da proliferação incontrolável de células cutâneas anormais. Os tipos de câncer de pele se dividem em melanomas e não-melanomas que são diferenciadas conforme o tipo de células afetadas.

O Melanoma é originado nos melanócitos, células produtoras da melanina que é a substância que confere pigmentação à pele. O tipo não-melanoma que podem aparecer de duas formas o carcinoma basocelular (CBC) e o carcinoma espinocelular (CEC).

Carcinoma basocelular (CBC) –

O CEC, também chamado de epidermoide e escamocelular, se desenvolve a partir de células troncos das regiões foliculares e interfoliculares da pele.

Carcinoma espinocelular (CEC) –

O CBC se resulta a partir de células basais, que estão na camada mais profunda da epiderme, e do infundíbulo folicular da epiderme e dos apêndices cutâneos, a camada exterior da pele como os pelos, por exemplo. Possui a maior incidência dentre todos os tumores malignos em seres humanos.

Erros comuns no uso do protetor solar

O filtro solar tem muito dos seus efeitos e realiza muito bem a sua função, se utilizado corretamente. Você usar protetor? Será que você realmente está usando ele da forma correta? Listamos alguns erros comuns no uso do protetor solar. Confira!

Não passar protetor no inverno – as pessoas normalmente têm a ideia de que quando não há sol o uso do protetor solar não é necessário. Se você pensa assim saiba que está totalmente enganado. Pois os raios ultravioletas são emitidos mesmo que o sol esteja escondidinho.

Não ler o rótulo – é muito importante saber que tipo de produto você está adquirindo e qual seus componentes. É necessário saber qual o FPS do produto e se ele se adequa ao seu tipo de pele. É sempre bom procurar um dermatologista para que ele possa indicar o produto apropriado para você.

Não reaplicar – talvez você tenha o costume de aplicar o protetor solar antes de sair de casa pela manhã (se não tiver é melhor começar), mas você se lembra de reaplica-lo ao longo do dia? Pois é, está aí o grande erro. É necessário que seja feita uma reaplicação pelo menos a cada 4 horas.

Usar somente do filtro solar não previne o câncer de pele

O uso do protetor solar é fundamental na proteção da pele, mas não cabe somente a ele proteger todo o corpo humano. Esse é um dos grandes erros, usar apenas o protetor e nada mais.

Além de distribuir bem o protetor solar pelo corpo outras medidas de proteção devem ser tomadas diariamente. Vamos enfatizar o diariamente, pois as pessoas têm o costume de apenas se protegerem do sol quando vão à praia.

Usar chapéu, óculos de sol com capacidade realmente de bloquear a radiação UV e uso de roupas compridas e escuras podem proteger mais que as claras. Lembre-se de não se expor diretamente ao sol. Cuide da sua saúde!

Gostou deste assunto? É muito importante o uso do protetor solar, que além de proteger a pele de doenças defende do envelhecimento precoce. Você pode ver esse e outros assuntos como este no nosso blog. Que tal ver Doenças de pele: conheça as mais comuns e saiba como se prevenir