Santa Entrega: 3212.8000
Veja 5 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criança
Infantil

Veja 5 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criança

Em meio tantas atividades escolares e extracurriculares, hoje em dia a maioria das crianças tem cada vez menos tempo para brincar. Felizmente, é possível aprender se divertindo com brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da criança. Além disso, por meio do passatempo se estabelecem laços afetivos, sociais e culturais.

A seguir, você vai conhecer 5 tipos de brincadeiras que podem estimular o crescimento saudável das crianças. Ao escolher uma delas para colocar em prática com os pequenos, não esqueça de levar em consideração a idade deles e garantir um local seguro para a diversão.

  1. Caça ao tesouro

Nessa brincadeira um dos participantes precisa esconder qualquer objeto. Em seguida, ele começa a elaborar pistas que levarão os pequenos a encontrar aquilo que foi escondido. As dicas tem a ver com o caminho que as crianças vão percorrer até chegar ao objeto.

É importante que elas façam a caça ao tesouro juntas, para que possam tirar dúvidas e conversarem umas com as outras durante o desafio. Essa brincadeira estimula o raciocínio lógico, a atenção e a paciência.

  1. Jogo de cartas

Não importa o tipo de partida que vocês vão jogar, os jogos de cartas são ótimas ferramentas para estimular o raciocínio matemático, as estratégias e a organização. Durante a competição é fundamental explicar para a criança quais são os naipes do baralho e quanto vale cada carta, conforme o jogo escolhido.

  1. Imitar animais

Essa é uma prática saudável para crianças de todas as idades e, vamos combinar, que é uma brincadeira super divertida. Imitar bichos com movimentos como rolar, agachar, pular e rastejar ajuda o pequeno a ter mais consciência sobre o próprio corpo além de fazer com que ele desenvolva uma boa coordenação motora.

Experimente reunir um grupo de colegas da criança para que um deles faça mímica e permita que o grupo descubra qual animal está sendo representado. Com certeza a diversão será garantida para todos!


Assuntos relacionados:

5 erros bastante comuns na hora de alimentar as crianças

Segurança: 5 dicas para escolher o brinquedo das crianças


  1. Pular corda

É um exercício que traz ótimos benefícios para a saúde das crianças e uma opção de entretenimento fácil e barata. Pular corda fortalece a resistência muscular e flexibilidade dos pequenos. A brincadeira ainda estimula a superação pessoal, a psicomotricidade, o reflexo rápido e o equilíbrio.

  1. Jogo de sombras

Provavelmente você já brincou com sombras quando era criança. De fato, essa não é uma novidade no mundo infantil, mas o que você talvez não saiba é que o jogo de sombras estimula a criatividade para inventar formas e a imaginação, afinal, os pequenos precisam adivinhar o que o outro inventou. Basta apagar as luzes e acender uma lanterna ou abajur para a brincadeira começar!

Ei! Que bom que você chegou até o final deste post. Agora que já conhece as principais brincadeiras que estimulam o desenvolvimento das crianças é melhor ficar atento para aquelas atividades que atrapalham o dia a dia delas.

Muitas vezes você permite que algumas opções de entretenimento façam parte da rotina do seu filho sem saber o quanto ela pode ser perigosa. Nós fizemos um post importante sobre as brincadeiras que podem prejudicar os pequenos e afetar o crescimento saudável deles.  Basta clicar aqui para acessar a matéria e ficar bem informado.

Post a Comment

© Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | Vanguarda Comunicação