5 alimentos essenciais para quem pratica esportes

alimentacao-para-quem-pratica-esportes

Pessoas que praticam esportes precisam de manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos que forneçam os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde e seu bem-estar. Uma boa alimentação é essencial para um bom rendimento durante os treinos. Além de fornecer energia e potencializar o rendimento dos treinos, a alimentação ainda é responsável pela formação dos músculos e também de sua recuperação. Por isso, atletas precisam consumir alimentos ricos em proteínas, carboidratos, que ajudam o organismo nessas duas funções.

Quer saber quais alimentos alguém que pratica exercícios precisa consumir para melhorar seus resultados? Então continue a leitura deste post!

1. Batata doce

A batata doce é um alimento muito rico em carboidratos, que são as principais fontes de energia para nosso corpo. Além disso, ela tem um baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva os níveis de açúcar no sangue. A batata doce auxilia no processo de perda de peso e ainda contribui para o ganho de massa magra.

2. Carnes magras

Os músculos do corpo humano são formados basicamente por proteínas e por isso, a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente é de suma importância para a recuperação muscular pós-treino. As proteínas também são essenciais para a formação de novos músculos. As proteínas são encontradas em alimentos como o peito de frango e as carnes magras como: patinho, maminha, lagarto e filé mignon, por exemplo.

3. Frutas cítricas

Frutas como laranja, acerola e carambola são muito ricas em Vitamina C. Por isso, elas são responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Mas o que isso tem a ver com a prática esportiva? Bom, quem pratica atividade física expõe o organismo ao estresse causado pela atividade intensa. Esse estresse é similar ao causado por algum tipo de doença e pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando a pessoa suscetível a problemas de saúde. Por isso, as frutas ricas em vitaminas C têm um papel importante na manutenção da saúde dos atletas.

4. Ovos

Os ovos são alimentos que têm uma grande quantidade de proteína por unidade. Por isso, eles não devem ficar de fora da dieta de quem pratica esporte ou alguma atividade física. Além disso, o ovo possui uma grande quantidade de aminoácidos, o que contribui para que a proteína contida nele seja facilmente absorvida pelo organismo e utilizada pelo corpo de forma eficiente.

5. Cereais integrais

Arroz, quinoa e aveia são excelentes fontes de carboidratos e ainda são ricos em vitaminas do complexo B, fibras e ferro. Esses alimentos são uma boa fonte de energia para nosso corpo e ajudam a manter um bom nível de desempenho durante os treinos. Mas esses alimentos devem ser consumidos na versão integral, pois ao serem refinados, perdem uma grande parte dos nutrientes.

Esporte e hidratação: beber água é essencial para manter um bom desempenho

Manter o corpo hidratado é fundamental para ter bons resultados durante os treinos. Além disso, a água é responsável por levar os nutrientes, o oxigênio e sais minerais para as células e ainda ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Por isso, ao praticar atividades físicas, mantenha sempre uma garrafinha de água por perto. Vale lembrar que a prática de esporte não é importante somente para o bom funcionamento do corpo, mas também para a saúde mental. Mas é necessário uma alimentação adequada e o acompanhamento de profissionais qualificados como educadores físicos, nutricionistas ou nutrólogos para que a prática seja benéfica e melhore sua saúde e qualidade de vida.

Gostou do nosso post sobre alimentação para quem pratica esporte? Então confira nosso artigo sobre dicas de como dar adeus ao sedentarismo e levar uma vida mais saudável!

Compartilhar

Deixe uma resposta